terça-feira, outubro 03, 2006

Vitrúvio


Vitrúvio foi Marcus Vitruvios Pollio, engenheiro e arquitecto romano que escreveu uma obra de 10 volumes intitulada De Architectura. Os seus padrões de proporções e os seus princípios arquitecturais: utilitas, venustas e firmitas (utilidade, beleza e solidez), inauguraram a base da teoria classicista. Daí que Leonardo DaVinci se tenha baseado nestes conceitos de proporção e simetria para estudar o corpo humano. Daí o famoso Homem de Vitrúvio, esboço incluído no seu estudo, arquivado num dos seus valiosos cadernos. Aqui na sua versão caricaturada, o Porco de Vitrúvio.

A ciência tem beleza e tem humor... Pena que muitos não a contemplem e não se divirtam com ela. E o pior é o assassínio lento que acontece todos os dias à nossa vista, cada vez alimentando menos os alunos, dando-lhe mais fast-science e receitas falíveis.

Bibliografia recomendada (com disponibilidade para se ficar agarrado ao livro, "imaginar as imaginações" do autor e, se for pelo menos um "cientista-de-trazer-por-casa", largar uns sorrisos ou gargalhadas): "Breve História de Quase Tudo" de Bill Bryson, Quetzal Editores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem!!! Parabéns pelo blog e por uma escolha tão caricata...de Vitrúvio!

headache disse...

Este porco olha para mim todos os dias...

(tenho medo dele)