segunda-feira, setembro 25, 2006

Contra o cancro da mama...

... porque um dia pode ser alguém da nossa família, amigos ou mesmo nós!

Inscrevi-me hoje na "Corrida Sempre Mulher" em www.corridasempremulher.com.
Depois de ter deixado passar o prazo para me inscrever na mini maratona de ontem, hoje vi o cartaz desta corrida no Estádio Universitário e nem pensei duas vezes em me inscrever.
Além de ter uma manhã de Domingo mais saudável, vou dar o meu contributo a uma Associação que luta por uma nobre causa.

E ainda estou para ver se alguém concorre na categoria 5 gerações!! Trisavó, Bisavó, Avó, Mãe e Neta! Seria muito bonito!

Até Domingo... No Parque das Nações!
(Inscrições até 4ªfeira dia 27!!)

terça-feira, setembro 12, 2006



Cada um terá o seu comentário, o seu pensamento, a sua recordação, para o 11 de Setembro de 2001. Esta é uma imagem do 11 de Setembro de 2006, 5 anos depois.

Mas não só as vítimas desse dia devem ser recordadas. Todos os dias, dezenas de civis morrem no médio oriente, pessoas com muito menos do que aquilo que oferece a Big Apple. O aparato pode ser muito menor, não há torres a cair, mas há almas, pessoas, que morrem todos os dias vítimias de guerra e terrorismo.

É o meu pensamento...

sábado, setembro 09, 2006

Ph.D. vs a "mania dos doutores made in Portugal"

Ph.D. é a abreviatura para a expressão em latim "Philosophiæ Doctor", o tal Doctor of Philosophy. Ph.D. é o título (numa forma mais internacional) que se recebe quando se termina o período de Doutoramento e, tal como todas estas palavras indicam, o grau que se atinge, o título é o título de Doutor. Na wikipédia (inglesa) "reza" assim: "is a doctoral degree granted at the completion of extensive academic work in a particular field of study".
Mas em Portugal parece que temos uma fábrica de doutores, toda a gente é doutora neste país e o pior nem é esse falso estatuto, porque cada um sabe o que vale e os que o rodeiam também. O pior são as mordomias adjacentes, o ser superior que se revela... É mesmo incrível o que o título de doutor não faz pelo nosso bem estar e para o nosso ego...
Para que não restem dúvidas:
Bacharelato (por exemplo em Engenharia): o título é Engenheiro Técnico;
Licenciatura: o grau e consequentemente o título geral é licenciado. Se se tem a licenciatura em Engenharia, é-se Engenheiro, se é Arquitectura, é-se Arquitecto, se é Direito, é-se Advogado. Nunca e nunca DOUTOR... Nem mesmo os Médicos, serão sempre médicos. O Doutor que se lhe chama é apenas uma popularização.
Mestrado: É-se Mestre.
Doutoramento: Doutor.
Pós-Doutoramento: O título esse já não será tão usual, mas no meio científico e/ou de investigação costuma dizer-se Post Doc.
E como título de Professor, só deveria utilizá-lo um professor de elevada posição na carreira. Não que neste país ser professor Agregado ou Catedrático seja sinónimo de excelência, mas isso já são outras "paragens"...

sexta-feira, setembro 08, 2006

Simplesmente... Pearl Jam

Foi no passado dia 4 de Setembro que usufrui de uma prenda aniversário muito especial, de alguém ainda bem mais especial! O pedaço de papel que esteve desde Maio até esse mesmo dia no meu frigorífico preso por um íman abriu-me as portas do pavilhão Atlântico para o primeiro dos dois concertos que os Pearl Jam deram na nossa capital.
Para mim foi a primeira vez que os vi e simplesmente adorei, vibrei, cantei e desidratei também :P, dado o calor, as horas em pé na plateia, os saltos tipo equalizador ao som de hinos que me têm acompanhado desde que entrei na adolescência. Quando uma banda nos acompanha assim, às vezes mesmo sem nos apercebemos, é daquelas bandas que realmente merecem esse título. Passam os anos, eles também amadurecem, nós apercebemo-nos de quantas vezes momentos das nossas vidas estavam embalados pelo som deles. É uma sintonia sem dúvida interessante. Mas voltando ao concerto, adorei mesmo! Ouvi aquela que tenho como minha preferida, "Black" ... I know someday you'll be a star in somebody else's sky but why, whyyy can't it be, can't it beee mineeeeee...... Lindo!
Aqui fica um recuerdo do Eddie, que foi sempre um espectáculo do início ao fim. They are still alive!