sábado, setembro 09, 2006

Ph.D. vs a "mania dos doutores made in Portugal"

Ph.D. é a abreviatura para a expressão em latim "Philosophiæ Doctor", o tal Doctor of Philosophy. Ph.D. é o título (numa forma mais internacional) que se recebe quando se termina o período de Doutoramento e, tal como todas estas palavras indicam, o grau que se atinge, o título é o título de Doutor. Na wikipédia (inglesa) "reza" assim: "is a doctoral degree granted at the completion of extensive academic work in a particular field of study".
Mas em Portugal parece que temos uma fábrica de doutores, toda a gente é doutora neste país e o pior nem é esse falso estatuto, porque cada um sabe o que vale e os que o rodeiam também. O pior são as mordomias adjacentes, o ser superior que se revela... É mesmo incrível o que o título de doutor não faz pelo nosso bem estar e para o nosso ego...
Para que não restem dúvidas:
Bacharelato (por exemplo em Engenharia): o título é Engenheiro Técnico;
Licenciatura: o grau e consequentemente o título geral é licenciado. Se se tem a licenciatura em Engenharia, é-se Engenheiro, se é Arquitectura, é-se Arquitecto, se é Direito, é-se Advogado. Nunca e nunca DOUTOR... Nem mesmo os Médicos, serão sempre médicos. O Doutor que se lhe chama é apenas uma popularização.
Mestrado: É-se Mestre.
Doutoramento: Doutor.
Pós-Doutoramento: O título esse já não será tão usual, mas no meio científico e/ou de investigação costuma dizer-se Post Doc.
E como título de Professor, só deveria utilizá-lo um professor de elevada posição na carreira. Não que neste país ser professor Agregado ou Catedrático seja sinónimo de excelência, mas isso já são outras "paragens"...

2 comentários:

headache disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Francisco Ferreira disse...

O grande problema são as necessidades de títulos. O importante é o que a pessoa sabe fazer e se é competente ou não. Na fábrica onde trabalho faço questão que as pessoas me tratem pelo nome e não por engenheiro. Os titulos escondem muita incompetência.

P.S. - Parabéns pelo blog.