quinta-feira, dezembro 28, 2006

Bairrismo para acabar o ano...

Não sei se já sabem, mas para o ano vai ter lugar em Portugal a revelação das novas 7 maravilhas do mundo. Andam a publicitar tal evento ao tempo e a votação decorre online para todo o mundo. Basta verem em http://www.new7wonders.com/. O evento final será em Julho, no Estádio da Luz.

Em paralelo, a organização lusa está a promover a eleição das 7 maravilhas de Portugal. A votação decorre de modo análogo em http://www.7maravilhas.pt/ e terá revelação no mesmo evento.

Não podia deixar de ver quem são os 21 finalistas, ficando com pena de que a Quinta da Regaleira não esteja presente, mas acima disso está a alegria de ver o Castelo de Marvão nos finalistas! Óbvio que fui logo votar...

Muitas vezes desconhecido por ser longe do litoral, dos grandes centros urbanos, mais preciosa se torna a sua descoberta. A vila mais alta de Portugal está rodeada de umas muralhas mágicas, que nos envolvem em sumptuosos pôres-do-sol dia após dia. As ruas estreitas e medievais facilmente nos levam a imaginar homens em armaduras pesadas a correr de forma desenvolta, olhando no horizonte o castelo da Rota dos Castelos, que sem o nosso wireless, comunicavam entre si... Na actualidade restam as histórias e uma população envelhecida, mas não menos orgulhosa da sua terra. As festas e romarias têm enchentes asseguradas, especialmente a famosa festa da castanha, no nascer do mês de Novembro.

E porque para quem não conhece talvez as fotos do site das maravilhas não os deixem apaixonados, aqui ficam algumas da minha pesquisa pela net... Portugal é de facto delicioso, por isso lutem pelo nosso País!

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Viagens... Viagens! Que perdição



Mais uma paragem, mas uma viagem... Desta vez deixo-vos com a Magia do Lago Como, Itália, em pleno Dezembro.

A aldeia chama-se Bellagio e é linda! Valeu a pena ir até lá! Sabiam que quer o Star Wars II quer o 007 Casino Royale tiveram cenas filmadas neste lago? E usaram a mesma Villa e tudo... Por isso qualquer semelhança com o planeta Nabu (casamento do Anakin com a Padme) e o local de recuperação do Bond, é pura coincidência! Vejam em http://www.bellagio.co.nz/starwars/index.html

E depois metam-se no avião a caminho de Milão (aeroporto mais próximo...). E podem fazer uma luxúria destas, 5 dias, por meros 300€! Ainda vou abrir uma agência de viagens um dia...

terça-feira, dezembro 19, 2006

E prendas de Natal...?

Bem, estamos a poucos dias do Natal e devem andar todos nervosos porque falta sempre uma prenda, ou porque vão ter de passar ao plano B e não há plano B.

Decidi aqui fazer um pequeno memo sobre o que eu procuro numa prenda.

Antes de mais dêem algo que gostem e que seja adequado e útil à pessoa que vão dar. Muitas vezes é necessário trocar a prenda e não temos o talão e uma solução é dar outra coisa e ficamos nós com a primeira prenda. A parte da utilidade é óbvia... Não comprem os montes de inutilidades que vemos por essas montras fora.

Se até forem dados às artes manuais, há sempre aquelas papelarias em que encontramos coisas bem giras para dar largas à imaginação e pelo menos fazer uns postalinhos personalizados. Se não tiverem muito jeito para escrever, podem sempre usar a net para procurar poemas de autores conhecidos. Aqui podem, obviamente, procurar algo que vos faça lembrar a pessoa em questão.

Outras ideias giras (pelo menos para mim) é fazerem conjuntinhos de coisas utilizáveis. Não propriamente um pacote de sabão e shampôos, mas basta pensarem num tema, como por exemplo, música, comida, bricolage... Algo que a pessoa goste e fazem um mini-kit. :)

Outra ideia é comprarem uma pequena lembrança e em vez do postalinho procuram na internet a história do objecto que oferecem.

Agora estamos a entrar na época da moda das lojas temáticas. Há inúmeras! Nos centros comerciais já se vêem algumas, mas terão de ser mais persistentes e procurar por essas ruas fora. Para os lisboetas ou moradores em Lisboa, aconselho vivamente procurarem lojas Gourmet, lojas de chá, lojas de chocolates...

Outra ideia que eu adoro são prendas não propriamente materiais. Isto é, fazer coisas! :) Se não têm imaginação, começam a surgir negócios que vos fazem tudo, vocês pagam (A vida é bela, odisseias...).
Mas se tiverem uma ideia, ofereçam! Um curso de culinária, de maquilhagem, de doçaria, de informática... Um fim de semana radical, uma noite num local de sonho... Ida ao SPA, massagem...
Jantar romântico, jantar aventura (é o que eu chamo de pesquisar um restaurante que não se conhece ir experimentar...).

Comprar uma garrafa de champanhe e ir ver o pôr do sol naquele sítio e brindar à vida... :)

Se uma pessoa foi promovida, porque não oferecer uma agenda, já que a responsabilidade agora é maior?... :)

E nas famosas trocas de prendas, de orçamentos limitados, apelem à imaginação e procurem com atenção, há aí inúmeros jogos tradicionais ou quebra-cabeças de madeira ou com bolinhas baratuxos e a prometerem umas boas gargalhadas e momentos de descontracção!...

terça-feira, dezembro 12, 2006

Gostavas de ser gestor?

Do meu primeiro semestre como monitora de uma cadeira, o resultado só podia ser positivo. Pelo desafio de passar à outra face e conseguir conjugar o doutoramento com isso.
Mas a recompensa maior é ver que os alunos estão empenhados na cadeira.

Uma das experiências mais giras (se bem que tem de ser melhorada para a próxima vez, à primeira é sempre difícil de prever o que vai acontecer) foi fazer uma competição (pronto, um jogo mesmo) na aula. Não imaginam o quanto eles estavam empenhados em ganhar à equipa contrária. O jogo era simples: cada equipa tinha sub-equipas que representam empresas. Essas 4 empresas têm de se coordenar na cadeia de abastecimento de uma marca de cerveja. O objectivo é ter o mínimo de custos no final na gestão da cadeia de abastecimento. Óbvio que este jogo (BeerGame, há muita informação na net sobre ele) se insere plenamente no âmbito da cadeira.

Entretanto há poucos dias descobri este: http://www.mcvideogame.com/
Até onde conseguem levar a empresa? São despedidos?... :)

Muitos jogos de simulação têm por trás não só o lazer mas também são didáticos. Há sempre que arquitectar uma estratégia para levar a melhor! E o raciocínio desenvolve-se e aprendemos sem sequer repararmos nisso.

Divirtam-se a fazer hamburgers, estes não engordam!