terça-feira, dezembro 12, 2006

Gostavas de ser gestor?

Do meu primeiro semestre como monitora de uma cadeira, o resultado só podia ser positivo. Pelo desafio de passar à outra face e conseguir conjugar o doutoramento com isso.
Mas a recompensa maior é ver que os alunos estão empenhados na cadeira.

Uma das experiências mais giras (se bem que tem de ser melhorada para a próxima vez, à primeira é sempre difícil de prever o que vai acontecer) foi fazer uma competição (pronto, um jogo mesmo) na aula. Não imaginam o quanto eles estavam empenhados em ganhar à equipa contrária. O jogo era simples: cada equipa tinha sub-equipas que representam empresas. Essas 4 empresas têm de se coordenar na cadeia de abastecimento de uma marca de cerveja. O objectivo é ter o mínimo de custos no final na gestão da cadeia de abastecimento. Óbvio que este jogo (BeerGame, há muita informação na net sobre ele) se insere plenamente no âmbito da cadeira.

Entretanto há poucos dias descobri este: http://www.mcvideogame.com/
Até onde conseguem levar a empresa? São despedidos?... :)

Muitos jogos de simulação têm por trás não só o lazer mas também são didáticos. Há sempre que arquitectar uma estratégia para levar a melhor! E o raciocínio desenvolve-se e aprendemos sem sequer repararmos nisso.

Divirtam-se a fazer hamburgers, estes não engordam!

Sem comentários: