segunda-feira, janeiro 22, 2007

Afinal não estamos de férias eleitorais

Quando já estavamos a acostumar-nos a um período sem deveres eleitorais, eis que se nos depara mais um acto, este um referendo. Pois é, realiza-se já no próximo dia 11 de Fevereiro o referendo sobre o aborto (numa mesa eleitoral perto de si...).

Antes de mais acho inaceitável número exagerado de movimentos que foram registados para promover as suas ideias. O dinheiro que é dispendido para se fazer a campanha é inadequado quando os portugueses, cada vez mais, se desinteressam por tudo o que seja politiquices...

Mas desta vez a questão não é dar pelouro a mais políticos, desta vez trata-se de decidir sobre os direitos, sobre a moral, sobre a liberdade e sobre a saúde pública!

A minha posição? Sou a favor do sim.

Factos:

- por votar sim não implica que sou contra a vida nem que vou fazer um aborto, longe de mim...
- por votar sim, voto a favor dos direitos de cada mulher, de poder decidir sobre o que fazer. Infelizmente muita gente não tem uma vida fácil e provavelmente um aborto será sinónimo de "remediar" a pior situação que a mulher tenha vivido... Abuso sexual, violação, incesto, tudo de mau que possam imaginar.
- por votar sim sou contra as frases e propagandas que afirmam que mesmo que seja um monstro, a criança tem direito à vida... (nem consigo explicar o quanto isto me faz confusão, adiante...)
- por votar sim dou o direito a todas as mulheres de terem condições para fazer algo que, de certeza, não foi fácil de decidir, mas que poderá ser a única solução... Infelizmente há muito boa gente que anda a apregoar o não a plenos pulmões, mas que afinal já recorreu ao bem dito cujo (verídico!).
- por votar sim sou contra aquelas pessoas com falta-de-bom-senso-para-estarem-caladas ao afirmar que desde que foi legalizado em Espanha o aborto, estes subiram 30% (se antes era ilegal, óbvio que o valor estava a 0%)...
- por votar sim vou contribuir para que as inúmeras pessoas que ganham dinheiro à custa de abortos ilegais e que vivem à custa da saúde de mulheres indefesas sejam sim punidos.
- por votar sim também voto na confiança de que o Governo vai melhorar a informação sobre o aborto e sobre meios contraceptivos e que vai dar hipótese a todas as mulheres de terem acompanhamento por parte do planeamento familiar. (Olha, o dinheiro da campanha eleitoral era tão bem gasto em pílulas/pensos...)...
- por votar sim mostro o meu desagrado que haja uma implicação de terceiros na opinião social, neste caso referindo-me à religião. Há muita gente que leva à letra tudo o que ouve e como tal nem pensa uns segundos naquilo que ouve e naquilo que é a SUA PRÓPRIA OPINIÃO.

Acho que já consegui expressar muito daquilo que penso...

2 comentários:

Player disse...

Susana

Chegou a minha vez de retribuir o teu simpático comentário em relação ao meu blog. Gostei muito do teu blog e tive a ler com atenção o que escreveste sobre o referendo. Em relação a esse tema, não estamos de acordo, mas como é óbvio respeito a tua opinião. Aliás, e já que falaste nos gastos que a própria campanha vai custar aos depauperados cofres estatais, eu penso que nem sequer devia haver referendo. O anterior decorreu há apenas 8 anos e meio e não penso que tenha passado assim tanto tempo para que haja outra consulta. É certo que no outro referendo nem sequer votaram 50% dos portugueses, mas se queres que te diga tenho dúvidas que a abstenção vá baixar. Mas, dia 11 veremos. Parabéns pelo blog. Irei vir aqui regularmente. Bjs e bons posts ;)
Paulo

wednesday disse...

Olá Paulo

Obrigada pelo teu comentário, sei como é difícil que as pessoas comecem a vir dar uma espreitadela.

Quanto ao tema do aborto, eu sei que a polémica é muita. Já com o meu namorado falei no ponto de vista médico e sei que é complicado. O facto mais importante a meu ver é que eles não vão deixar de existir.

Quanto à abstenção, também estou contigo, não sei se o panorama vai mudar assim tanto...