sexta-feira, janeiro 26, 2007

Frase do dia

"Os tempos de antena - será que os partidos têm consciência disso? - só já servem para inspirar piadas do Gato Fedorento."

João Morgado Fernandes, Diário de Notícias, 26-01-2007

Pois, apesar da piada, acho que já ninguém liga aos tempos de antena. Para falar verdade, mudo mesmo de canal. Se a televisão é um meio para difundir os ideais que cada partido ou associação defende, acho que deveria ser feito de forma muito mais directa ao Português comum. A objectividade deveria indicar quem são, o que defendem e o que vêm comunicar. Mas não da forma mecânica que já nós tão bem conhecemos...

5 comentários:

Player disse...

Concordo em absoluto com essa citação. A classe política portuguesa encontra-se completamente descredibilizada. As pessoas não acreditam mais nos políticos. Ideais então é algo que já nem se usa. É difícil perceber qual a fronteira que separa a esquerda da direita. Para mim, que até sou filiado num partido, a política deixou de fazer qualquer sentido. Os partidos são uma espécie de "gueto", ou seja, os que lá andam querecem permanecer lá eternamente fechando a porta a qualquer pessoa que queira surgir de novo, mesmo que essa pessoa apresente ideias ou vontade de mudar o panorama. Eu que conheço bem um partido, digo-vos, na política não há valores, não há ética, não há moral, não há amizade, não há até companheirismo. Pelo contrário, a intriga, o mal-dizer, as trafulhices, o subir à custa de qualquer coisa está sempre presente. Os partidos em Portugal já não fazem sentido. Salvo raras excepções, as pessoas estão na política, pura e simplesmente, para se servirem dela e não para servir o país.

Cumprimentos

Paulo

wednesday disse...

É triste, mas é verdade...
Paulo, eu também ainda sou filiada num partido (o mesmo que o teu, se bem me recordo) mas já me desiludi com tudo isso.

Dos poucos políticos, ou melhor, pessoas que têm um cargo de poder, neste momento dou valor a muito poucos. Um deles é o presidente da Câmara da minha cidade, Portalegre, que tem sido uma mais valia desde o primeiro dia que assumiu o cargo.

É uma pessoa que conhece as pessoas e que quer trazer tudo de melhor que a cidade possa ter. Além disso, pretende trazer os jovens de volta para a cidade. Um dia perguntou-me porque é que não ia para lá, ao que eu respondi que só ira se tivesse uma plataforma logística... Não sou nada exigente ;)

Para quem não conhece a cidade e região, porque não irem até lá num fim de semana? Está a tornar-se uma cidade muito simpática (ainda mais, eheh).

Player disse...

Não sei se somos filiados no mesmo partido, mas penso que o panorama é negro em todos eles, por isso, acho que esse facto acaba por não ser muito relevante.
Para mim, a gota que fez transbordar o copo, - que diga-se já andava um pouco cheio - foi o congresso da JSD que se realizou, em Março de 2005, no Fundão. Jurei a mim mesmo que nunca, mas mesmo nunca mais, iria a um congresso partidário. Ainda hoje, só de pensar nos 50 € que gastei para lá ir, ainda fico mal-disposto. Assisti a tudo: mentiras, traições, conspirações, ameaças, etc. Inclusive, um presidente da Câmara, de uma cidade nortenha, que até quer ser presidente do partido, chegou a interfir na composição das listas que, saliente-se, são feitas não pela valias das pessoas mas em troca de favores, etc. O pior é que no partido passa-se a mesma coisa. Nesse dia, ponderei desfiliar-me. Não o fiz, apenas e tão só, por respeito áo fundador do partido, Sá Carneiro. Depois disso, só me empenhei na candidatura do Cavaco a presidente da República. A nível partidário, não contem mais comigo! Perdoa-me a imodéstia, mas sou demasiado boa pessoa para me misturar com aquele tipo de gente.
Bjs

headache disse...

It's funny because it's true

wednesday disse...

Tens razão, o panorama é negro em todos. Mas sim, somos ambos filiados no PSD.
É engraçado a forma como descreves o facto de não teres tratado do processo desfiliação, pois não poderia ter justificado de melhor forma. Já dei voltas à cabeça a pensar se era eu muito nova quando me filiei aos 15 anos, mas de facto não foi assim há tanto tempo mas as coisas mudaram mesmo. Não era eu que era demasiado nova, eram os valores que eram outros.
Desde que comecei a ver as coisas a cair por terra, mesmo numa concelhia/distrital pequena como a de Portalegre, comecei também a desligar-me, para não ter nem chatices nem coisas piores. Ainda cheguei a conhecer algumas pessoas inscritas em Lisboa, que me perguntaram se não queria mudar para cá, mas já nessa altura a vontade e o desânimo era muito. Ao menos a ficar, que fique nos pequenos números de Portalegre.
Por tudo isto, não poderia estar em mais acordo contigo. São de facto todos iguais.