segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Leituras de Cabeceira

O que ando a ler neste momento são, a bem dizer, três exemplares diferentes. O livro típico de cabeceira é uma promessa a mim própria, de largos anos, "O Pêndulo de Foucault" do Umberto Eco. Devo confessar que é preciso uma certa estaleca para ler esta obra, mas se há livros que podem ser apelidados de "obras", este é um deles.




Para quem tiver o bichinho da História, dos mistérios, de uma boa história, do pormenor delicioso, então aqui fica um bom romance.

Outro livro (e este sim é o que está mesmo na cabeceira) é o "The Goal" do Eliyahu Goldratt. Fiquei muito entusiasmada no dia que estava depositado na minha caixa do correio, acabadinho de chegar dos States. O motivo pelo qual o estou a ler está relacionado com a minha (uma das) actividade de ensino no IST. No próximo semestre aproxima-se Gestão das Operações e como tal este exemplar não podia faltar no repertório. Uma história simples mas que tem feito milagres (e já tem uns bons anos) a quem o lê e trabalha na gestão da produção. Pena que seja complicado arranjá-lo em Portugal, mas é daqueles livros que mais vale ler o original.



Link aqui.

Uma vez que ainda estou a ler e, tenho de admitir, ainda sou uma novata nesta área, deixo aqui algumas linhas de comentários que encontrei. Apesar de ser uma leitura muito orientada para a Gestão de Operações, é um livro que aconselho a todos. Trata-se de pequenas coisas que até na vidinha rotineira do dia a dia nos podem ajudar. Para quem leu "Quem mexeu no meu queijo" e gostou, então este vai passar facilmente à frente.

"The Goal is a different type of management book.
Eliyahu Goldratt uses the approach of Socratic inductive reasoning to teach his Theory of Constraints. He does this by presenting ideas in the form of a fascinating novel about people dealing with the problems managers face at home and at work every day."

O site do autor é http://www.goldratt.com/... Há dias que precisamos de ideias simples e este senhor é um "expert" nisso...

Continuando na senda da vertente de ensino, o último livro que estou a "ler" (neste caso é mais ler mas com aprendizagem e preparação de aulas) e não está definitivamente na cabeceira, mas sim junto ao material de trabalho na sala, é o "Operations Management for Competitive Advantage" de Chase, Aquilano & Jacobs (desculpem o "search inside", mas fui surrupiar a imagem ao site da Amazon).



Link aqui.

Sem comentários: