terça-feira, março 03, 2009

Roteiro de Fim de Semana


E depois de terem desvendado o local abaixo fotografado, aqui fica a proposta de passeio... Há sítios assim escondidos, que mais parecem o fim do mundo, mas que por isso mesmo e por terem natureza e beleza própria, deixam-nos ali, extasiados.

A zona fica entre o distrito de Portalegre e Castelo Branco e ainda também junto à fronteira. Acessos pela A23, sair na saída que diz Portalegre e Nisa, para o IP2. Sensivelmente 10 km depois está o curzamento para Arez e Nisa. Continuando na EN 18 para Castelo Branco e após algumas curvas, aparecerá a seta para Arneiro (em baixo). E o que se passa neste fim de mundo? Muito, mesmo muito...

Ora no Arneiro comem umas sopas de peixe do rio fantásticas! Onde? No restaurante "O Túlio". No centro do vilarejo... Não é difícil de encontrar e ao fim de semana está cheio! Marcação é conveniente (espero que me ofereçam um almoço depois desta publicidade toda...).

Depois do almoço e para desmoer, sigam as placas que indicam Tejo. O caminho é em terra batida, demora uns 10 min pois tem de se ir devagar, mas vão chegar às Portas de Rodão, de onde tirei a foto do post abaixo, do lado de Portalegre. Nesta mini praia podem avistar os vários casais de grifos que por lá vivem (talvez entre 40 e 60) e que são impressionantes. A envergadura de asas é superior a 2 m! Vitória, fofa, estes ainda são mais impressionantes que tu. Mas não tão gloriosos, claro... :)

Do lado de Castelo Branco há uma torre medieval lá em cima que deve ter uma vista fabulosa... Essa ainda não fui, mas fica aqui a foto que encontrei tirada lá: 

Lindo, não é?

E, last but not least, a atracção do outro mundo. Na estrada que liga o Arneiro à EN 18 há algo do outro mundo ali escondido... Imaginem que vão de carro numa descida, certo? Desligam-no e deixam-no em ponto morto, certo? Tiram os pés de qualquer dos pedais, certo? E o carro começa a andar em marcha atrás (a subir, portanto) e a acelerar o seu movimento. EU FIZ ISTO! Há quem diga que é ilusão de óptica, mas não, está provado. Eu um dia ainda irei munida de bússula, uma garrafinha de água e um nível, mas há quem já tenha feito e explicado o assunto... Vejam aqui.

Ainda vou investigar e publicar aqui os resultados obtidos...

6 comentários:

A. disse...

Este roteiro é fantástico, já o fiz há uns anos e está na hora de voltar lá novamente.
Quanto à experiência do carro, acho que há um sítio na serra da Lousã onde acontece a mesma coisa... disseram-me que tem que ver com a existência de minério no subsolo... se é verdade ou não, não sei. Tenho que experimentar!

Piston disse...

Experiência magnética também disponível entre o cabo da Roca e Malveira.

Unknown disse...

Roteiro fantástico mesmo :) e como diz a A. na serra da Lousã há um sitio onde acontece o mesmo, já me aconteceu várias vezes.

Bjs

mimanora disse...

Obrigado pelo roteiro!

Dylan disse...

Não conheço nada "in loco" desta zona mas sei sempre ao que vou. Obrigado pelas dicas.

Dylan disse...

Obrigado pela visita e sugestão no meu blog mas afinal já tinha estado aqui. Não sei como... Só sei que a Wednesday tem classe e bom gosto.