quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Jurar amor eterno


Foi em Mântua, Itália, que foram encontradas estas ossadas. Não se sabe ainda as idades nem o sexo, mas ao vermos este quadro as emoções falam logo mais alto. Fazem lembrar lendas e histórias de amores proibídos, de mortes induzidas, por querer ser apenas feliz!
Numa altura que estamos a poucos dias do dia de S. Valentim, que irá borbulhar ramos de flores e jantares românticos, não deixa de ser uma descoberta que comove qualquer um.
Tudo isto me faz lembrar quando estive em Macau, a fazer este ano 11 anos, e tive oportunidade de ir visitar o Templo de Kun Iam Tong. É neste templo que existem duas árvores bem antigas, cujos ramos de tão entrelaçados se fundem num só. Diz a lenda que naquele mesmo local morreram dois jovens vítimas de um amor proibído e que as árvores nasceram, floresceram e juntaram-se, no seu lugar. Mais atrás, estão duas árvores mais novas, também elas entrelaçadas com as mais velhas, que, dizem, são os filhos do casal.
As lendas são sempre um abanão para o nosso coração. Na verdade, são apenas quatro árvores antigas com ramos entrelaçados conhecidas como a árvore dos amantes e símbolo da fidelidade conjugal.
Macau é um pontinho fervilhante, com muitas raízes portuguesas, mas sem dúvida tão igual a si próprio. Cada esquina cruza cheiros diferentes e cada local tem uma história fantástica para nos contar. A sua veia asiática mistura culturas e funde-se para dar origem a um local que nunca se esquece. Tal como Itália, país romântico imemorial, onde jazem abraçados os jovens amantes. Inesquecível.

2 comentários:

Player disse...

Amor eterno? Fidelidade conjugal? Ora aqui está um belo tema... Para quem acredita nisso, como é o meu caso, este post faz muito sentido. Mas, e lá vou eu bater no ceguinho, são valores que já não se usam. O que é normal é as pessoas gabarem-se por fazerem exactamente o contrário...
Em relação ao Dia dos Namorados, penso que é um dia horrível, muito bem inventado pelos comerciantes para uma época de poucas compras. Uma vez fui jantar fora com a namorada nesse dia e detestei ver todas as mesas só com parzinhos, uns em cima dos outros, onde quase se conseguia ouvir as conversas dos parceiros do lado... Ainda por cima, à conta desse dia, este ano nem vou poder ir à Luz ver o Benfica contra o Dínamo...

Paulo

wednesday disse...

Eu por acaso não vou à Luz, porque fiquei meio desanimada com a saída da Taça e estive doente, nem fui comprar bilhetes (era para ser a prenda para essa dia). Mas como eu e o meu miúdo não ligamos muito e temos o nosso aniversário já a 18 (e esse sim é sem dúvida o dia mais importante), vamos jantar em casa, a ver o Benfica! :D
Também acho incrível tudo o que se faz à volta deste dia, tal como noutras épocas (especialmente o Natal). Acho que cada vez mais se banaliza tudo e que é difícil ter ideias diferentes.
Mas uma tarde passada num spa, isso sim me parecia muito bem!

Quanto aos valores, também estou contigo, cada vez ninguém liga a isso e se vangloria pela quantidade de conquistas, não pela qualidade... Tal como os comerciantes, o próprio amor (ou algo muito parecido com ele) é banal. Fast Love, já dizia o George Michael.