sexta-feira, outubro 31, 2008

Festa religiosa embruxada

Sou só eu que se não me dissessem eu nem me lembrava que hoje era essa mariquice do dia das bruxas? Gostava de saber a quem "comemora" porque é que comemora. E se o que fazem realmente celebra a origem pagã/cristã que está subjacente ao dia. Ou melhor, noite. Tenho dito.

No silêncio...

Steve Winter com a sua câmara gelada a menos 40ºC trouxe-nos este Leopardo das Neves. Que inveja deste mundo de silêncio, calma, frio a apelar ao aconchego, longe de stress e preocupações. Concordo com o prémio do Wildlife 2008 para esta obra. Aliás, até a imaginava em ponto grande na parede do meu quarto. E eu enroladinha nos lençóis...

quinta-feira, outubro 30, 2008

Saga Automóvel II

E depois ainda há a questão se estou a apostar no segmento certo.

Bolas, é nestas alturas que odeio ser gaja.

A minha cabeça faz todos os filmes possíveis e os impossíveis também. Sim, não deixa de haver o Z3, um Porschezito ou afins a passear na minha cabeça.

quarta-feira, outubro 29, 2008

Saga automóvel

Continuo a fazer uma prospecção de mercado. Ainda não fui ver o MiTo, mas acho que já não estou muito entusiasmada. Além do Astra GTC, já andei a ver o Auris, o Leon e o Golf.Parece que cada vez estou menos decidida...

Desafio azul

Já sabem que não tenho ligado muito a desafios... Mas há coisas que me tocam e esta sem dúvida é uma delas! A Cenourita desafiou-me e eu já pus ali ao lado mais este link para que comecemos todos a ser mais amigos do nosso planeta. Pensem azul!

«Pensar azul, surgiu de uma campanha de poupança de energia, e depressa ganhou terreno… pensar azul é muito mais que apagar as luzes, ou desligar computadores, pensar azul é uma maneira de estar e ver a vida, tentar defender o nosso maltratado planeta, quem pensa azul recicla, poupa água tenta ser sustentável…Este site (no link) tem dicas para “pensar azul” e tem até alguns posters e etiquetas em pdf que podem ser impressos e colados onde quiserem…O meu sonho era que o “pensar azul” saltasse barreiras ainda maiores, passasse para casa, de casa para os amigos, dos amigos para o mundo, o nosso mundo que queremos proteger!!!Foi então que tive esta ideia… e porque não usar o meio mais engraçado que conheço e que consegue chegar mais longe que alguma vez imaginei?...Porque não lançar um desafio e pintar o nosso planeta de azul?»

E como estas coisas valem sempre a pena passar, este vai obrigatoriamente para.... txnammmm... Todos os meus leitores! Toca a fazer pequenos gestos azuis!

Bem, eu assim rapidamente lembro-me de duas composições que fiz sobre o que queria ser quando fosse grande: astronauta e arqueóloga.

terça-feira, outubro 28, 2008

Crise

Era bom que tal como uma crise de asma, houvesse uma bombinha que desanuviasse a nossa respiração. Ou que houvessem buracos mais largos no cinto, mas parece que não. Como tal está na hora de os grandes cérebros da gestão e economia porem mãos à obra: precisamos de novas máximas, novos métodos e novos resultados.

Se há quem acredite que vamos acabar num buraco negro, ele não vai ser gerado pelo LHC em Genebra (aquilo está mais parado que a funcionar). Agora pensem em dívidas sobre dívidas que foram negociadas para alguém se livrar de dívidas e passa a batata quente da dívida. A dívida é inimiga da liquidez e para onde ela vai, tira um bocadinho da liquidez a cada entidade. É indecente o que fazem ao nosso dinheiro, mas infelizmente podem.

No entanto, a meu ver, falta a cada um de nós e em especial a quem está nos topos um bocado a inocência de criança. É que está provado que a ganância leva a finais infelizes. E não me lembro de ter visto até hoje uma criança dizer "quando for grande quero ser gestor num alto cargo". Que querem mandar sabem lá elas dizer, mas naquelas cabeças não há lugar a mandar mal e ser rei do "venha a nós". 

segunda-feira, outubro 27, 2008

Por Portugal fora


Um fim de semana com alguns planos furados, mas em que o relaxamento esteve presente. Boa alimentação (daquela boa de saborosa... E bem regadinha!).

Santarém é uma cidade fechada para obras, excepto a Gastronomia, claro. Beber sangria ao almoço faz ter sono à tarde. E chegar à casa dos Patudos depois de ela fechar! Mas aquela nossa estadia era de querer viver no lema "o amor e uma cabana". Digam lá se não apetece estar numa varanda assim! À noite cozinhámos e como se ainda não tivéssemos aprendido a lição, a "pomada" da Quinta da Alorna esteve divinal.

Domingo de relógios acertados, lá fomos para Santarém onde não conseguimos visitar nada! Só andar! E com calor... 32 ºC no final de Outubro não é todos os dias. Na Gastronomia esperámos um pouco para comer a nossa bela posta mirandesa. Estava deliciosa. A nossa barriga é que ficou bem atulhada, há que dizer. Mas ainda deu para dar uma voltinha pela doçaria conventual, provar um bocadito e beber copinhos de Ginginha de Óbidos, Moscatel de Setúbal e Vinho do Porto.

Voltámos, depois, à nossa vida. Boa semana para todos!

sexta-feira, outubro 24, 2008

Prognóstico

Trabalho a mais? Ou uma gripe a caminho?

E a juntar ao novo horário que se avizinha, já estão a colocar iluminações de Natal nas ruas. Damn, o tempo passa a correr. Bom fim de semana! Tenho um destino à minha espera...

Preciso de um choque eléctrico

Isto de andar a 100 à hora durante dias e noites hoje reflecte-se numa languidez abismal. Estou no estado natural alentejano e não consigo pôr mais do que dois ou três neurónios a funcionar em conjunto.

Precisava de uma siesta depois de almoço. Ou refastelar-me no sofá fazer zapping ou a ler a Visão. Ou ir apanhar este sol de Outono para uma esplanada ribeirinha. E afinal, depois do dia de São Receber, há sempre uns euritos que sabem bem gastar... 

quinta-feira, outubro 23, 2008

Horas!

E para quem andava a pedir mais horas no dia (eu! eu!) no próximo fim de semana vamos ter mais uma hora. Mas como não há bela sem senão, vamos começar a entrar na noite 1 h mais cedo... Bem, se calhar até não é assim tão mau!...

Resumindo, toca a acertar os relógios de sábado para domingo! E sim, têm de acordar exactamente às 2 da manhã ou deixar de beber aquele shot ou deixar de galar aquela miúda para acertar o bom do relógio. É que isto é mesmo decretado:

"Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 17/96 de 8 de Março, a hora legal no país é atrasada de sessenta minutos às 2 horas do último domingo de Outubro, dando-se assim, início ao período da "HORA DE INVERNO".

terça-feira, outubro 21, 2008

Balanço

Dois dias úteis e aí umas 15 h de trabalho em cada dia. Quando é que vem o fim de semana? E agora se me permitem, vou ali para a minha caminha!

segunda-feira, outubro 20, 2008

Entrevista

Quem é que disse à Constança Cunha e Sá que sabia fazer entrevistas?

Desafio fotos de Portugal #8


Pois é, eu não me esqueci do passatempo aqui da tasca. Tenho ali algumas participações em e-mail que por preguiça alentejana ainda não publiquei. Mas para reatar o mesmo, aqui fica a recém-chegada participação da Ana G.

Diz a Ana que foi tirada na freguesia de Pêra, concelho de Silves, em Agosto de 2008. Uma rotunda com imensa utilidade e além disso, pode ser que como obstáculo ocorram menos atropleamentos de rotundas!

sábado, outubro 18, 2008

Chuva assassina

Choveu 1 h e foi o caos. Não foimaior porque foi durante o fim de semana. Isto leva-me a crer que a idade avanaçada de várias zonas da cidade e o lixo acumulado no escoamento são as principais razões para a inundação lisboeta de hoje.

E agora é ver a desgraça, as pessoas, os prejuízos, os negócios.

Mas quando no dia a dia deitam lixo para o chão ou o deixam lixo abandonado por o recipiente estar cheio, não pensam no que esse lixo vai fazer a estes mesmos sistemas.

Ainda nos falta progredir muito em termos de civismo.

Não obstante, partilho a dor de todos os lesados, sempre.

sexta-feira, outubro 17, 2008

Fim de semana, at last!


Este domingo vou ver o Quique. Perdão, o Benfica, claro!!...

quinta-feira, outubro 16, 2008

Teoria da conspiração

Será que sou só eu que acho que os números abaixo de 10 do euromilhões saem menos vezes porque usam menos tinta para imprimir os algarismos (só 1, em vez de 2 nas restantes bolas), logo pesam menos e ficam mais ao de cima?

quarta-feira, outubro 15, 2008

E jogar à bola, não?

Não há fome que não dê em fartura


E eis que no meio da minha paixão pelo Opel Astra GTC, aparece o Alfa Romeo Mito. Haja crise que não me valha...

terça-feira, outubro 14, 2008

Orçamento

Eu ouvi do Teixeira dos Santos uma redução do IMI? E alargamento dos prazos de isenção? Para quem já comprou casa ou...?

segunda-feira, outubro 13, 2008

Anda Euribor, anda

Anda até aqui abaixo ao pé dos pequeninos e pobrezinhos. Nós tratamos-te bem, com carinho, uma dieta saudável, uma casa para dormires... Mas se e só se vieres até cá abaixo ter connosco. Não te acanhes, temos uns petiscos para começar, a sala aconchegada. Mas só se tu vieres mesmo cá abaixo. Só podemos fazer isso se vieres até cá abaixo... Vá lá!

E ali os nossos queridos gestores a ficarem segundos bloqueados no Prós e Contras. 

Basta pensar e ver que de um dia para o outro (e a crise havia de servir para alguma coisa boa) deixámos de ser bombardeados com publicidades a créditos na tv, rádio e correio.

Mas até tenho pena. Gostava quando me telefonavam do banco a exigir ssaber porque não aceitei o cheque de 7000 € que tão gentilmente me enviaram por correio. Gostava de dizer sílaba por sílaba a frase escrita por eles que em caso de não haver interesse não precisava de fazer nada. Se eu não fiz nada ERA PORQUE NÃO QUERIA. Depois dizia: você não tem aí nota que eu já tenho um créditozito maior? Tipo uma casa? Que me leva (levava na altura) cerca de 70% do ordenado? Já estou bem servida, MUNTÓBRIGADOS.

domingo, outubro 12, 2008

Ataque ao roupeiro


Ai o que eu (não) gosto de arrumações e limpezas gerais. O alvo é o meu roupeiro. Inspirada pelo "Esquadrão da Moda" ou lá como se chama aquilo, lá fui eu... A quantidade de roupa que tenho e que não uso mas que não sou capaz de me desfazer dela é astronómica. Ainda se fosse alguma coisa de jeito, mas são anos acumulados de trapos descartáveis de quem não se aventura mais do que Zaras, Stradivarius e afins. Mas não, hoje uns bons quilos de roupa velha já não têm lugar ali dentro! 

Agora resta-me um problema. Eu acho sempre que deitar roupa para o lixo é um desperdício. Mesmo usada e velha. Alguém sabe onde posso dar roupa? Um sítio em que realmente possa servir a alguém?

Lumiar ou arredores... Lisboa, zona nova, Saldanha... Seja o que for. Agradeço mesmo! E alguém necessitado também!

Portugal Rural

Que bem me soube o fim de semana na terrinha, sem quase ligar à civilização. Recuperar forças, começar a voltar ao aconchego do Outono, que esta chuva assim o pede.

Só há um defeito: a ida e volta de quase 500 km... Falta-lhe só mesmo o tele-transporte. Teria melhor nível de vida e quando me faltasse algo, just click...

sexta-feira, outubro 10, 2008

Precisa-se

Preciso de 1 ou 2 neurónios frescos!

quinta-feira, outubro 09, 2008

Para dar energia à 6ªf!



Nota: ponto alto é por volta do minuto 2:45... Mas vejam tudo. Girl Power... See that girl...

quarta-feira, outubro 08, 2008

Sugestões da minha algibeira... Que a vida não é só trabalho!

Bem, já há algum tempo que não falo das minhas aventuras e programas culturais. Felizmente os pequenos e poucos tempos livres que vou tendo são culturalmente, ou apenas numa de lazer, bem preenchidos. Aqui ficam algumas sugestões...

- Passeio: Azeitão para comer uma torta e visitar as instalações da José Maria da Fonseca. Todos os dias são bons dias para comprar um bom vinho ou um bom Moscatel. Depois subir até ao castelo de Palmela, de onde parece que se vê o mundo todo. Parece... No dia que fizémos este passeio choveu muito, o que até foi engraçado, parecia que remavamos contra a maré. Mas como o passeio foi mais rápido, descemos até Setúbal para jantar e ver o derby (Benfica - Sporting) acompanhado de um petisco numa tasca Setubalense.

- Cultura de Bairro: pegámos nas nossas bikes do Lisboa Bike Tour e fomos conhecer um novo jardim aqui do burgo que, por sinal, até é bem giro para fazer umas corridas de bike. Andar pelo bairro de bike é tão giro!

- Um copo ao fim da tarde: A nossa já não primeira tentativa de ir tomar um copo ao cimo do Bairro Alto Hotel não foi bem sucedida. Mas logo um pouco mais abaixo no Lisboa Regency Chiado, o nosso vinho a copo soube-nos a um por do sol sobre a Baixa.

- Jantar: Depois de temperado o fim de tarde também fomos ao sabor das labirínticas ruas do Bairro Alto decidir onde jantar. Até que me lembrei da crónica que guardei da Visão sobre restaurantes Marroquinos. E a R. da Atalaia estava mesmo ali... Não foi desta que experimentei o Ali a Papa, mas fomos ao Pedro das Arábias. E fomos muito bem!

- Cinema: Em dois fins de semana fui três vezes ao cinema. Para compensar que não ia ao meeeesesss..... Vistos: Batman - O Cavaleiro das Trevas, Destruir depois de Ler e Mamma Mia. O Batman está muito bom. Muda o nosso conceito dos filmes do Batman e muda para muito melhor. O já falecido Heath está delicioso. Uma personagem fantástica. Se merece o Óscar? Não sei... Já uma discussão que me transcende. Destruir depois de ler... Como se consegue fazer um filme da situação mais parva que se consegue encontrar? Os irmão Cohen sabem e fazem-no "inteligentemente" bem. O Mamma Mia fez-me cantar lol... Rir, ver figuras tristes do Pierce Brosnan. E ver uma ilha linda Grega. Vi com a minha mãe, que me acompanha nestas idas ao cinema para os "filmes de gaja".

- Teatro: Ainda não visto mas já com bilhete comprado, vamos ver em Novembro o Cabaret. As expectativas são altas...

- Solidariedade: Corrida Sempre Mulher. Sempre. Mesmo que não possa ir, o meu contributo está sempre lá! E desta vez, até ver, vou! 

Vivam a vida, que ninguém a pode viver por vocês! E enquanto é tempo, que a crise parece que está a ficar crítica.

terça-feira, outubro 07, 2008

O país está em crise

Basta ver os parques de estacionamento espalhados por essas cidades. A falta de espaço começa a tornar-se crucial: poucos lugares e ainda por cima para enfiar o carro no lugar ou sair do parque é preciso fintar traseiras e frentes de carros que teimam em ser maiores que as dimensões do estacionamento.

Senhores projectistas de estcionamentos automóveis: estão a limitar o estacionamento a quem tem carros pequenitos. Não é justo dado que o carro de luxo, vistoso, gordito, é objecto de desejo da maioria da população. Com empréstimos loucos ou não.

segunda-feira, outubro 06, 2008

Desejos do clássico

Após o clássico Sporting - Porto, eu e o meu namorado ficámos tão entusiasmados (ou não) que a conversa depressa fluiu para análises fantásticas sobre o crescimento das unhas.

Apesar de sermos um casal científico, ele médico e eu engenheira, andámos quase às turras pois ele diz que pode haver casos de pessoas em que as unhas dos pés crescem mais rápido que as unhas das mãos. Ao que eu disse (ou ele...) que isso era um fenómeno do Entroncamento. Ao que ele disse que ele achava que assim era.

Portanto caros leitores, entre os comentários do Rui Santos e esta nossa "discussão científica" não há dúvidas do que é mais interessante (até porque o Rui Santos já demonstrou o seu "amor" pelo Quique). Digam-me lá quais das vossas unhas crescem mais depressa?

Até acho que deveria fazer uma "poll" sobre tão importante assunto!

sábado, outubro 04, 2008

Ignóbil!!

Só tenho uma dúvida, esta gente ganha dinheiro para descobrir estas maravilhas?

Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michel Franc daEcole Nationale Veterinaire de Toulouse descobriram que as pulgas que vivem num cão são capazes de saltar mais alto que as pulgas que vivem num gato.

Talvez seja porque por norma os cães são mais altos? O que leva a que as pulgas caninas são umas verdadeiras kamikaze.

Melhor, o estudo foi mesmo publicado! E com ele veio o prémio ignóbil.

sexta-feira, outubro 03, 2008

Frase do dia. Neste caso, da noite do mundo dos cegos

"A estupidez não escolhe entre cegos e não-cegos" José Saramago

Verdade. Mas também é verdade que estes não podevem ver o filme, como o próprio Nobel admitiu. Apenas se podem basear no que os outros lhe dizem. E assim se insurgiram contra a negatividade que o Blindness pode trazer ao seu mundo. Se é verdade ou não, não posso afirmar. Não li o livro nem vi o filme. E continuo na minha senda de falta de interesse por Saramago. As suas afirmações assim me incentivam pois consegue (quase) sempre ser inoportuno. 

Afinal, ele não é conhecido por ser um orador nato... Apimentado, muito apimentado.

quinta-feira, outubro 02, 2008

Só falta uma coisa

Uns cânticos novos das claques benfiquistas. Talvez uma mão feminina?

Quique, tu estás lá. Keep it on!

O mar visto daqui parece que comer tudo o que lhe parece à frente. A sua imensidão e extensão a perder de vista no horizonte parece que se estendem altura, numa ameaçadora onda tsunami...

Também, por outro lado, está ali apetecível, numa tarde de Outubro fresco, ir para junto dele, receber a maresia de braços abertos. Beber uma ainda agradável bebida fresca. Apanhar sol? Aproveitá-lo enquanto dura Outono fora. 

Ainda bem que não um tsunami é e ainda mal que estou a arranjar as histórias mais mirabolantes para não concentrar os meus neurónios restantes no trabalho. Mas hoje tenho o dever cumprido. Vou dair cedo, isto é, 17.30 h. Cedo.

quarta-feira, outubro 01, 2008

Post it

Não fazer noitadas até às 2 da manhã quando no dia seguinte se tem de estar fresco no trabalho às 9h. Não fazer, não fazer, nãofazer, não fazer...

E dias de 48 h, não?