quinta-feira, dezembro 28, 2006

Bairrismo para acabar o ano...

Não sei se já sabem, mas para o ano vai ter lugar em Portugal a revelação das novas 7 maravilhas do mundo. Andam a publicitar tal evento ao tempo e a votação decorre online para todo o mundo. Basta verem em http://www.new7wonders.com/. O evento final será em Julho, no Estádio da Luz.

Em paralelo, a organização lusa está a promover a eleição das 7 maravilhas de Portugal. A votação decorre de modo análogo em http://www.7maravilhas.pt/ e terá revelação no mesmo evento.

Não podia deixar de ver quem são os 21 finalistas, ficando com pena de que a Quinta da Regaleira não esteja presente, mas acima disso está a alegria de ver o Castelo de Marvão nos finalistas! Óbvio que fui logo votar...

Muitas vezes desconhecido por ser longe do litoral, dos grandes centros urbanos, mais preciosa se torna a sua descoberta. A vila mais alta de Portugal está rodeada de umas muralhas mágicas, que nos envolvem em sumptuosos pôres-do-sol dia após dia. As ruas estreitas e medievais facilmente nos levam a imaginar homens em armaduras pesadas a correr de forma desenvolta, olhando no horizonte o castelo da Rota dos Castelos, que sem o nosso wireless, comunicavam entre si... Na actualidade restam as histórias e uma população envelhecida, mas não menos orgulhosa da sua terra. As festas e romarias têm enchentes asseguradas, especialmente a famosa festa da castanha, no nascer do mês de Novembro.

E porque para quem não conhece talvez as fotos do site das maravilhas não os deixem apaixonados, aqui ficam algumas da minha pesquisa pela net... Portugal é de facto delicioso, por isso lutem pelo nosso País!

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Viagens... Viagens! Que perdição



Mais uma paragem, mas uma viagem... Desta vez deixo-vos com a Magia do Lago Como, Itália, em pleno Dezembro.

A aldeia chama-se Bellagio e é linda! Valeu a pena ir até lá! Sabiam que quer o Star Wars II quer o 007 Casino Royale tiveram cenas filmadas neste lago? E usaram a mesma Villa e tudo... Por isso qualquer semelhança com o planeta Nabu (casamento do Anakin com a Padme) e o local de recuperação do Bond, é pura coincidência! Vejam em http://www.bellagio.co.nz/starwars/index.html

E depois metam-se no avião a caminho de Milão (aeroporto mais próximo...). E podem fazer uma luxúria destas, 5 dias, por meros 300€! Ainda vou abrir uma agência de viagens um dia...

terça-feira, dezembro 19, 2006

E prendas de Natal...?

Bem, estamos a poucos dias do Natal e devem andar todos nervosos porque falta sempre uma prenda, ou porque vão ter de passar ao plano B e não há plano B.

Decidi aqui fazer um pequeno memo sobre o que eu procuro numa prenda.

Antes de mais dêem algo que gostem e que seja adequado e útil à pessoa que vão dar. Muitas vezes é necessário trocar a prenda e não temos o talão e uma solução é dar outra coisa e ficamos nós com a primeira prenda. A parte da utilidade é óbvia... Não comprem os montes de inutilidades que vemos por essas montras fora.

Se até forem dados às artes manuais, há sempre aquelas papelarias em que encontramos coisas bem giras para dar largas à imaginação e pelo menos fazer uns postalinhos personalizados. Se não tiverem muito jeito para escrever, podem sempre usar a net para procurar poemas de autores conhecidos. Aqui podem, obviamente, procurar algo que vos faça lembrar a pessoa em questão.

Outras ideias giras (pelo menos para mim) é fazerem conjuntinhos de coisas utilizáveis. Não propriamente um pacote de sabão e shampôos, mas basta pensarem num tema, como por exemplo, música, comida, bricolage... Algo que a pessoa goste e fazem um mini-kit. :)

Outra ideia é comprarem uma pequena lembrança e em vez do postalinho procuram na internet a história do objecto que oferecem.

Agora estamos a entrar na época da moda das lojas temáticas. Há inúmeras! Nos centros comerciais já se vêem algumas, mas terão de ser mais persistentes e procurar por essas ruas fora. Para os lisboetas ou moradores em Lisboa, aconselho vivamente procurarem lojas Gourmet, lojas de chá, lojas de chocolates...

Outra ideia que eu adoro são prendas não propriamente materiais. Isto é, fazer coisas! :) Se não têm imaginação, começam a surgir negócios que vos fazem tudo, vocês pagam (A vida é bela, odisseias...).
Mas se tiverem uma ideia, ofereçam! Um curso de culinária, de maquilhagem, de doçaria, de informática... Um fim de semana radical, uma noite num local de sonho... Ida ao SPA, massagem...
Jantar romântico, jantar aventura (é o que eu chamo de pesquisar um restaurante que não se conhece ir experimentar...).

Comprar uma garrafa de champanhe e ir ver o pôr do sol naquele sítio e brindar à vida... :)

Se uma pessoa foi promovida, porque não oferecer uma agenda, já que a responsabilidade agora é maior?... :)

E nas famosas trocas de prendas, de orçamentos limitados, apelem à imaginação e procurem com atenção, há aí inúmeros jogos tradicionais ou quebra-cabeças de madeira ou com bolinhas baratuxos e a prometerem umas boas gargalhadas e momentos de descontracção!...

terça-feira, dezembro 12, 2006

Gostavas de ser gestor?

Do meu primeiro semestre como monitora de uma cadeira, o resultado só podia ser positivo. Pelo desafio de passar à outra face e conseguir conjugar o doutoramento com isso.
Mas a recompensa maior é ver que os alunos estão empenhados na cadeira.

Uma das experiências mais giras (se bem que tem de ser melhorada para a próxima vez, à primeira é sempre difícil de prever o que vai acontecer) foi fazer uma competição (pronto, um jogo mesmo) na aula. Não imaginam o quanto eles estavam empenhados em ganhar à equipa contrária. O jogo era simples: cada equipa tinha sub-equipas que representam empresas. Essas 4 empresas têm de se coordenar na cadeia de abastecimento de uma marca de cerveja. O objectivo é ter o mínimo de custos no final na gestão da cadeia de abastecimento. Óbvio que este jogo (BeerGame, há muita informação na net sobre ele) se insere plenamente no âmbito da cadeira.

Entretanto há poucos dias descobri este: http://www.mcvideogame.com/
Até onde conseguem levar a empresa? São despedidos?... :)

Muitos jogos de simulação têm por trás não só o lazer mas também são didáticos. Há sempre que arquitectar uma estratégia para levar a melhor! E o raciocínio desenvolve-se e aprendemos sem sequer repararmos nisso.

Divirtam-se a fazer hamburgers, estes não engordam!

quarta-feira, outubro 25, 2006

Publicidade

Há uns anos atrás apareceu a moda de colocar estes avisos na caixa do correio. Até são vistosos, coloridos e acima de tudo, explícitos.
Mas parece que o efeito é nulo. Na minha caixa do correio aparece publicidade de todo o tipo. Eu e todos os meus vizinhos (e são muitos) chegam a casa, vêem o correio e vão deixando o lixo no caixote da entrada... Resultado: muitas vezes andam papéis no chão.
E pergunto-me eu: por que raio as empresas gastam tanto papel nestas distribuições e gastam tanto dinheiro a pagar a pessoas para distribuir estes papéis de vida curta.
Isto chega ao cúmulo de, para despacharem mais depressa o monte que têm para distribuir, meterem publicidade em sítios onde ninguém vai ler... Por exemplo, há uma loja por vender/alugar ao lado da minha porta que tem, sem exagero, à volta de três centenas amontoadas de papéis publicitários no interior da montra...
Será que nos podemos queixar em algum lado? Era muito bem feito podermos punir essas entidades, uma vez que estão a ir contra os nossos direitos e, o pior a meu ver, a desperdiçar recursos que cada vez são mais escassos e caros!

O mundo tem tantas pequenas coisas que juntas e evitadas/melhoradas nos tornavam muito mais justos!...

segunda-feira, outubro 16, 2006

O Espelho da Alice

Este ano estou a ter uma nova experiência. Passar o espelho para o outro lado pode resultar nas mais variadas situações. Daí a analogia com a Alice no País das Maravilhas (que boa recordação!).

Uma forma de enfretarmos muitas das dificuldades no dia a dia (e que o nosso país é complicado, sim senhor) é pormo-nos sempre na pele de quem está do outro lado. Ainda há pouco fui à farmácia e houve uma senhora que deve ter perguntado o princípio activo de todos os medicamentos da farmácia, se calhar não pensou muito nas pessoas que se foram acumulando (de 3 para mais de 10) e que queriam ser atendidas. Eu com a minha gripe a espalhar-se rapidamente, estava quase a saltar para o balcão... Ponham-se na pele dos outros, facilitam muito mais as coisas! Experimentem, que isto serve para muitas coisas...

Mas voltando ao início. A minha nova experiência. Ser professora. Até hoje só tinha sido aluna, desde a pré-primária até à universidade e agora passei ao outro lado. Uma experiência leve, já que sou apenas monitora, mas a parede de medo e nervoso bem que a aumentam.
A primeira aula já foi. E correu bem. Não que não haja um improvement que pode ser tido em conta, mas não me senti com necessidade de procurar um buraco...
O mais interessante é eu ter 27 anos e não fazer assim tanta diferença dos meus alunos finalistas de 5º ano! A proximidade pode ser uma aliada, se soubermos levar o desafio a bom porto!
Neste país onde não sabemos o nosso futuro, muitas vezes mesmo sendo futuro próximo, mais vale sabermos remar em várias direcções!...

O espelho tem uma fronteira, que pode ser ténue se soubermos passá-lo no ângulo certo!

terça-feira, outubro 03, 2006

Vitrúvio


Vitrúvio foi Marcus Vitruvios Pollio, engenheiro e arquitecto romano que escreveu uma obra de 10 volumes intitulada De Architectura. Os seus padrões de proporções e os seus princípios arquitecturais: utilitas, venustas e firmitas (utilidade, beleza e solidez), inauguraram a base da teoria classicista. Daí que Leonardo DaVinci se tenha baseado nestes conceitos de proporção e simetria para estudar o corpo humano. Daí o famoso Homem de Vitrúvio, esboço incluído no seu estudo, arquivado num dos seus valiosos cadernos. Aqui na sua versão caricaturada, o Porco de Vitrúvio.

A ciência tem beleza e tem humor... Pena que muitos não a contemplem e não se divirtam com ela. E o pior é o assassínio lento que acontece todos os dias à nossa vista, cada vez alimentando menos os alunos, dando-lhe mais fast-science e receitas falíveis.

Bibliografia recomendada (com disponibilidade para se ficar agarrado ao livro, "imaginar as imaginações" do autor e, se for pelo menos um "cientista-de-trazer-por-casa", largar uns sorrisos ou gargalhadas): "Breve História de Quase Tudo" de Bill Bryson, Quetzal Editores.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Contra o cancro da mama...

... porque um dia pode ser alguém da nossa família, amigos ou mesmo nós!

Inscrevi-me hoje na "Corrida Sempre Mulher" em www.corridasempremulher.com.
Depois de ter deixado passar o prazo para me inscrever na mini maratona de ontem, hoje vi o cartaz desta corrida no Estádio Universitário e nem pensei duas vezes em me inscrever.
Além de ter uma manhã de Domingo mais saudável, vou dar o meu contributo a uma Associação que luta por uma nobre causa.

E ainda estou para ver se alguém concorre na categoria 5 gerações!! Trisavó, Bisavó, Avó, Mãe e Neta! Seria muito bonito!

Até Domingo... No Parque das Nações!
(Inscrições até 4ªfeira dia 27!!)

terça-feira, setembro 12, 2006



Cada um terá o seu comentário, o seu pensamento, a sua recordação, para o 11 de Setembro de 2001. Esta é uma imagem do 11 de Setembro de 2006, 5 anos depois.

Mas não só as vítimas desse dia devem ser recordadas. Todos os dias, dezenas de civis morrem no médio oriente, pessoas com muito menos do que aquilo que oferece a Big Apple. O aparato pode ser muito menor, não há torres a cair, mas há almas, pessoas, que morrem todos os dias vítimias de guerra e terrorismo.

É o meu pensamento...

sábado, setembro 09, 2006

Ph.D. vs a "mania dos doutores made in Portugal"

Ph.D. é a abreviatura para a expressão em latim "Philosophiæ Doctor", o tal Doctor of Philosophy. Ph.D. é o título (numa forma mais internacional) que se recebe quando se termina o período de Doutoramento e, tal como todas estas palavras indicam, o grau que se atinge, o título é o título de Doutor. Na wikipédia (inglesa) "reza" assim: "is a doctoral degree granted at the completion of extensive academic work in a particular field of study".
Mas em Portugal parece que temos uma fábrica de doutores, toda a gente é doutora neste país e o pior nem é esse falso estatuto, porque cada um sabe o que vale e os que o rodeiam também. O pior são as mordomias adjacentes, o ser superior que se revela... É mesmo incrível o que o título de doutor não faz pelo nosso bem estar e para o nosso ego...
Para que não restem dúvidas:
Bacharelato (por exemplo em Engenharia): o título é Engenheiro Técnico;
Licenciatura: o grau e consequentemente o título geral é licenciado. Se se tem a licenciatura em Engenharia, é-se Engenheiro, se é Arquitectura, é-se Arquitecto, se é Direito, é-se Advogado. Nunca e nunca DOUTOR... Nem mesmo os Médicos, serão sempre médicos. O Doutor que se lhe chama é apenas uma popularização.
Mestrado: É-se Mestre.
Doutoramento: Doutor.
Pós-Doutoramento: O título esse já não será tão usual, mas no meio científico e/ou de investigação costuma dizer-se Post Doc.
E como título de Professor, só deveria utilizá-lo um professor de elevada posição na carreira. Não que neste país ser professor Agregado ou Catedrático seja sinónimo de excelência, mas isso já são outras "paragens"...

sexta-feira, setembro 08, 2006

Simplesmente... Pearl Jam

Foi no passado dia 4 de Setembro que usufrui de uma prenda aniversário muito especial, de alguém ainda bem mais especial! O pedaço de papel que esteve desde Maio até esse mesmo dia no meu frigorífico preso por um íman abriu-me as portas do pavilhão Atlântico para o primeiro dos dois concertos que os Pearl Jam deram na nossa capital.
Para mim foi a primeira vez que os vi e simplesmente adorei, vibrei, cantei e desidratei também :P, dado o calor, as horas em pé na plateia, os saltos tipo equalizador ao som de hinos que me têm acompanhado desde que entrei na adolescência. Quando uma banda nos acompanha assim, às vezes mesmo sem nos apercebemos, é daquelas bandas que realmente merecem esse título. Passam os anos, eles também amadurecem, nós apercebemo-nos de quantas vezes momentos das nossas vidas estavam embalados pelo som deles. É uma sintonia sem dúvida interessante. Mas voltando ao concerto, adorei mesmo! Ouvi aquela que tenho como minha preferida, "Black" ... I know someday you'll be a star in somebody else's sky but why, whyyy can't it be, can't it beee mineeeeee...... Lindo!
Aqui fica um recuerdo do Eddie, que foi sempre um espectáculo do início ao fim. They are still alive!

sábado, agosto 12, 2006





Estas são fotos tiradas por mim... É lindo, não é?

quinta-feira, agosto 10, 2006

Férias batem à porta















Pois é, já passou mais de um mês desde que vim "postar" aqui.
Foi um mês muito activo!
Estive na Alemanha num congresso (ESCAPE16-PSE2006) e concretizei um sonho de criança!! Só por isso, foi um mês muito especial!
Fui visitar o castelo de Neuschwanstein (estas fotos não fui eu que tirei, mas assim que puder, ponho umas das minhas também!) . É simplesmente lindo!
O nome significa Novo Castelo de Cisne de Pedra e foi neste castelo que a Walt Disney se inspirou para construir o Castelo da Bela Adormecida. Esta beleza saí da imaginação do Rei Ludwig II da Bavaria. Para saberem mais, não dispensem a leitura em http://en.wikipedia.org/wiki/Neuschwanstein
Sem dúvida uma daquelas visões que preenchem a nossa vida! :)
Na região podem ainda ir a Munique, ao Zugpitze (monte mais alto da Alemanha) e a terra onde eu estive chama-se Garmisch-Partenkirchen e de lá a Innsbruck é apenas 1h e 20min de comboio perdido nos Alpes, com cheiro a Heidi!

sexta-feira, julho 07, 2006

"Issues" que encontrei no dia de hoje

Marcas de guerra
Uma criança iraquiana espreita por um buraco de bala feito durante um combate entre rebeldes e soldados, em Sadr City. A troca de tiros no principal bairro xiita de Bagdad fez nove mortos e 34 feridos. Foto: Karim Kadim/AP (Público)


A frase do dia... (Também encontrei no público)
"(...) Alguém ia mexer nos ossos de D. Afonso Henriques e a ministra não sabia. A pátria tremeu."Nuno Pacheco
07-07-2006 - 10:22

Por fim, uma nota informativa sobre uma modalidade que finalmente pratiquei no fim de semana passado pela primeira vez e que já deixou a sua marca positiva em mim. Será para continuar...? Pilates:

O Método Pilates é uma forma de exercício, de conceito holístico. Deve o seu nome a JOSEPH HUMBERTUS PILATES ( 1880 -1967) nasce em 1880, perto de Dusseldorf - Alemanha. Com uma infância adoentada, Pilates propôs-se superar as suas dificuldades. Por isto, ainda adolescente, foi destro ginasta, esquiador e mergulhador. Preparou-se em fisiologia, anatomia e conhecimento da Medicina do Oriente. Em 1912, aos 32 anos, viaja para a Inglaterra onde explora diversas actividades como o boxe, o circo e é ainda instrutor de defesa pessoal na Polícia Civil Inglesa.


No começo da I Guerra Mundial, fica recluso com outros alemães nos campos de Lancaster. Ocupa o seu tempo livre dando aulas aos internos. Recebe tanto crédito que nenhum deles foi afectado pela epidemia de Influenza que matou milhares de ingleses nestes anos (1918). Ainda recluso, actuou como enfermeiro a favor dos doentes e feridos na guerra. Conseguiu deixar os seus pacientes estáveis e apesar dos ferimentos, eles foram capazes de se movimentar por si mesmos, graças à firmeza dos seus músculos. Foram assim todos beneficiados com a saúde, praticamente impossível sem a presença de treinos e exercícios.
O Método Pilates. O que é?
O Método Pilates é baseado na Contrologia, cujos princípios foram definidos por Joseph Pilates.

“A Contrologia é desenhada e conduzida especificamente para fazer circular o sangue lento, distender cada capilar , forçar a linfa através de cada interstício, pelo alongamento de cada músculo e de cada tendão e pela torção do corpo. Tudo isto sob o rigoroso controlo de um cérebro desperto em cada uma dos seus biliões de células nervosas.”
Joseph Humbertus Pilates
Para quem é indicado?

O Método Pilates, em todos os exercícios que o compõem, pode ser adaptado, modificado e doseado para homens e mulheres de todas as idades. É adequado a desportistas, a sedentários, a mulheres grávidas, a pessoas em processo de reabilitação e para qualquer um que pretenda
melhorar a sua condição física ou condição de vida.

segunda-feira, julho 03, 2006

Crescer na Vida


Mais um pouco de história. Uma pessoa também é aquilo que vive. E uma experiência que marca uma pessoa é acabar em beleza o curso e fazer um Erasmus. Talvez coloque aí o virar da página da inconsciência e passar a saber crescer.
Eu estive 6 meses na Alemanha, mais precisamente em Aachen. Procurem bem no mapa, onde vierem o ponto em que 3 fronteiras se encontram (Alemanha, Holanda e Bélgica), é aí!
Este monstrinho da foto acompanhou-me diaramente nessa aventura, era ao lado da residência. E agora o suspense... Que edifício é este? Que coisa medonha alberga dentro da sua sonante estrutura? ....... Txanan... Um hospital! A chamada Klinikum!

As origens das coisas

Bem, já lá vão uns anos desde que este "nome" teve origem. Quando se entra na universidade entra-se na maioridade, de facto, sentimo-nos os maiores! Mas por trás desta nova faceta, desta fachada adulta que só nos convence a nós próprios, está o verdadeiro teenager inconsciente!...
Já lá vão quase 9 anos que entrei no IST. Os caloiros são recebidos calorosamente (desculpem o pleaonasmo e ironia) pelos mais velhos. A semana do caloiro será sempre uma recordação para a vida e a minha foi divertida, e sem exageros! Mas voltando à conversa... O Rally das Tascas é um habitué (olha, será que é assim que se escreve?) e participar faz parte da coisa. E lá está, cada equipa tem um "nome". Foi aí que nasceu essa ideia do H2O tinto. Uma fusão astuta do âmbito do memorável Rally e do curso que nos juntou naquele ano, Engenharia Química.