sexta-feira, outubro 03, 2008

Frase do dia. Neste caso, da noite do mundo dos cegos

"A estupidez não escolhe entre cegos e não-cegos" José Saramago

Verdade. Mas também é verdade que estes não podevem ver o filme, como o próprio Nobel admitiu. Apenas se podem basear no que os outros lhe dizem. E assim se insurgiram contra a negatividade que o Blindness pode trazer ao seu mundo. Se é verdade ou não, não posso afirmar. Não li o livro nem vi o filme. E continuo na minha senda de falta de interesse por Saramago. As suas afirmações assim me incentivam pois consegue (quase) sempre ser inoportuno. 

Afinal, ele não é conhecido por ser um orador nato... Apimentado, muito apimentado.

4 comentários:

Vanita disse...

Eu li o livro. A cegueira branca é usada como alegoria para retratar o comportamento dos cidadãos em sociedade. Sem saberem da existência de uma testemunha, comportam-se como se ninguém os visse. Fica tudo exposto e, claro, não é bonito de se ver. Os americanos acharam que este era o retrato da forma como se comportam as pessoas cegas. Enfim... Aconselho-te a ler, independentemente do que penses do senhor. É um dos melhores e mais viciantes livros que já li. Acho que vou reler até :)

Ana disse...

Saramago tornou-se no meu autor favorito por causa deste livro. Até hoje é um dos meus favoritos. Aconselho-te também a ler. Como disse a vanita, o livro retrata o comportamento humano, numa altura em que por causa de uma cegueira geral, ou pelo menos assim se pensa, as pessoas acham que não são observadas, por exemplo uma rapariga chamada da vida, mas linda, começa uma relação com um velho feio, apenas pela sua personalidade, coisa que provavelmente não aconteceria se ela visse! Retrata aquilo que aconteceria se não julgássemos com os olhos. É um livro brutal e fantástico, Saramago no seu melhor. Além disso, ele tem uma certa razão no que disse, não vi o filme, mas a intenção do livro não é de todo diminuir os cegos, o livro é uma metáfora. Logo esse comentário é estupido. E o homem tem 80 e tal anos, o Soares farta-se de dizer barbaridades e tem um tempo de antena enorme...

V. disse...

Ainda não li esse e quero ler antes de ver o filme (é melhor atirar-me a ele!!)

O que me atrai no Saramago é precisamente o que te afasta dele.
lembro-me quando ele foi à FCUL e criticou o dinheiro gasto em investigação ciéntífica, ahah. fiquei indignada na altura, mas é alguém com quem simpatizo e empatizo muito.

(E gostei de ler todos os que já li dele. O Evangelho li 2 vezes e caminho para a 3º, adoro esse livro)

Sadeek disse...

O homem tem desculpa para ser um amargurado Wed.

Se só com a idade dele é que me "dessem" a Casa dos Bicos eu também ficava assim...HAHAHA

BEJOOOOOOOOOOOOOO