sábado, setembro 27, 2008

Beber café

Comecei porque... Nem sei. Daquelas coisas que temos de experimentar quando somos adolescentes. Criámos o hábito de ir beber café. Encontrarmo-nos nas tardes quentes de Verão alentejano a beber café, vegentando horas pelas esplanadas. A rir, a fazermo-nos grandes. Não peguei outros vícios, e mesmo este é um vício que não passa (normalmente) das duas bicas por dia e até à hora de almoço.

Inicialmente o esforço era grande, não é um sabor simpático à degustação de uma criança a querer espreitar a vida adulta. Muito açúcar, o pacote todo era capaz de não chegar. Já na vida universitária aventurei-me a de vez em quando pôr menos, mas ainda a medo e a espaços. Já formada, formei-me a realmente apreciar o sabor do café. Parecia uma nova descoberta, afinal não era um shot de açúcar. 

O culto que se cria leva-nos a ir pondo menos e menos açúcar, cada um a seu tempo. Não fosse eu alentejana, já teria sido mais rápido. Mas neste momento aventuro-me a não usar açúcar. A menos que precise de disfarçar algo que de vez em quando aparece com o nome de café, mas é uma imitação rasca.

O sabor forte, vibrante... Faz-me sempre falta, mesmo que de vez em quando me faça arrancar umas caretas mais feias.

7 comentários:

The Boy disse...

Apenas posso dizer uma coisa, de manhã quando acordo, sobretudo a semana, a unica coisa em que penso é café, café, café...
E so dps tenho coragem para enfrentar mais um dia!
Um pequeno milagre contido num recipiente tão pequenino.

Já agora e não sei se sabem mas comecei a ler há pouco tempo este cantinho, gosto muito, e por isso, adicionei-o a minha blog list.

Lanço lá um desafio de opinião a todos os bloguistas lá linkados espero que o aceitem.

Carlos Rangel disse...

O meu único vício! Não consigo funcionar sem beber pelo menos um (o normal são dois) por dia. É a aquilo que mais falta me faz quando viajo para fora de Portugal (disso e também do bacalhau....). É tão bom!!! Mas bebo com açucar. ;) Bjs!

Sally disse...

não costumo beber, mas agora já não digo nada.. acordar quase todos os dias às 6h vai ser duro portanto la vou eu beber um cafézito!

cipereira disse...

Adoro café, mas não sou fisicamente dependente dele. Preciso de um de manhã para "funcionar" e posso bebe-lo à noite sem que me tire o sono.

E, há uns anos, meti na cabeça que o haveria de tomar sem açúcar! Custou a habituar-me, mas agora não quero outra coisa.

Gi disse...

Eu gosto de café com açúcar;
Eu sou muito esquisita com o sabor;
Eu tenho que beber pelo menos um café de manhã, os outros 2 é mesmo pelo prazer.
Depois das 16H3o eu já não posso beber café, senão já não durmo.

wednesday disse...

the boy, bem vindo! Relativamente ao teu blog, tens que me dizer o link, senão não advinho... Não está no teu perfil;)

E eu não falei da minha Nespresso... Adoro-a!

Luzia disse...

Nunca consegui passar da lembrança do sabor amargo e das caretas que provocava...só acedo a tomar em noites que me quero divertir e o sono ameaça estragar tudo, e só em caso extremo!