segunda-feira, março 26, 2007

Os Grandes Portugueses

Bem sei que não sou a primeira, nem serei a última a escrever algo minimamente inteligente sobre o programa que se arrastou duvidosamente desde Outubro até ontem. Ontem foi finalmente conhecido o Grande Português que ficou em 1º na votação promovida nacionalmente.

Se bem que não me posso queixar, pois não dei o meu contributo (será por achar este programa, a forma como foi feito e em especial alguns dos finalistas um bocado... forçado? Desinteressante?... Outros adjectivos...?) a essa mega votação, mas ainda estou incrédula com o vencedor: António Oliveira Salazar com mais de 40% dos votos.

Seria interessante saber quem votou, pois quem pode acompanhar todos os programas tardios que esta saga produziu, quem esteve por dentro das biografias apresentadas, das defesas mais ou menos conseguidas, concerteza não era malta que ia trabalhar no dia seguinte. O que me leva a pensar que seriam pessoas novas (estudantes) ou reformados... Os primeiros na sua maioria tem coisas mais interessantes para fazer, ou pelo menos, estudar. Os segundos... Por favor, não me digam que no tempo do Salazar é que era! Mas era o quê? O venha a nós para o lado dele e o povo?... Além disso não me consta que o senhor fosse assim muito grande.

Depois passamos à análise dos restantes finalistas:

- Álvaro Cunhal - Ele e as suas grandes sobrancelhas, a serem defendidos pela Odete Santos, é de fugir!
- Arístides de Sousa Mendes - como dizia hoje alguém ao almoço, o homem passou uns vistozitos... Pronto, ganhou o prémio do mister compaixão (foi das partes que tomei atenção e esbocei um sorriso... só faltou a faixa a ser entregue a um dos seus descendentes)
- D. Afonso Henriques - Mas o homem era Português? É o mesmo que perguntar quem é que nasceu primeiro, se foi o ovo ou galinha. Este ainda tem potencial para ser grande, pelo menos "queria andar sempre à porrada".
- Luís de Camões - Possivelmente esta nomeação terá sido por ser uma prova histórica evidente de homem em collants? Não? Os Lusíadas? Ahh... Tábem :| Talvez o homem quisesse ser nadador profissional, mas ninguém o levou a sério
- D. João II - Bem, este rei já era Português... Além disso foi ambicioso... Mas a partir do momento em que passava por cima de tudo e todos para conseguir o que queria e foi defendido pelo Paulo Portas... Enfim... Adiante
- Infante D. Henrique - A bem ver, o seu grande chapéu valeu-lhe uns centímetros à votação de Grande Português... Talvez seja o que tem menos "defeitos", deu novos mundos ao mundo, o que só fica bem!
- Fernando Pessoa - Alguém percebeu qual era a Mensagem? :P
- Marquês de Pombal - Afinal tem um espírito de Enginheiro, mas aquilo era só fachada. O que há de grande em ser totalitarista, promover execuções públicas... Não há que recordar e ver a Lisboa re-erguida, mas misericórdia e humildade nunca fez mal a ninguém
- Vasco da Gama - E afinal descobre-se o fantástico no último dos finalistas: foi à Índia e voltou, se não fosse ele não haveria Lusíadas hoje em dia, estabeleceu rotas, sobreviveu à doença, casou, deu 7 filhos a Portugal... Prenunciou o significado de globalização, mas quando lhe deram o lugar de vice-rei da Índia, lá foi ele ter com os seus louros... Ah não... Espera!!! Na 2ªviagem à Índia, foi tão armado e queria tanto que desta vez ninguém lhe passasse à frente que chegou a matar inocentes!

E chegamos ao fim... Isto é grave!
Afinal tenho 2 questões muito simples: porque razão os 10 finalistas já estão todos no outro mundo? Será que só é reconhecido o bem depois de as pessoas irem? Provavelmente em vida nenhum deles fosse assim tão bajulado, pensem bem... Recompensa? Talvez, mas vale o que vale...

A segunda questão é: e mulheres?

É que eu neste país conheço umas quantas que devem ser arraçadas de super-mulheres: as mães, as tias, as avós, as irmãs, as namoradas... Chegam a casa tarde, numa sociedade que as discrimina (ainda é verdade, infelizmente), e em 15 minutos conseguem pôr tudo a andar, conseguem dar uma graça à sala que ficou desarrumada, conseguem pôr a roupa a lavar, regar as plantas, fazer uma sopa, fazer um segundo simples, lavar alguma loiça que ficou esquecida e ainda conseguem ter um sorriso na cara porque o dia chegou ao fim e afinal estão em casa...
Também há grandes homens, que os há e também conheço muitos. Afinal são estes 10 que nos representam? Não me parece... O cidadão comum sofre muito por causa de caras conhecidas, mas continua a ter a sua vida de luta diariamente.

Digam lá agora os responsáveis políticos por este país quem afinal é a sua alma, quem é o vencedor? Quem sofreu e não passou por cima de outros para conseguir o sorriso ao fim do dia?

Hã? Não ouço nada... Quem cala, consente!

4 comentários:

Pedro Javier Mazzoni disse...

Mas será que já ninguém neste país entende de estatística?
Será que em vez de debater quem é para os portugueses o maior português, ninguém fala em amostras auto seleccionadas?
É que este método usado neste caso, nada de científico tem...

wednesday disse...

Pois, foi mais ou menos o que eu disse... Vi ontem um estudo não sei onde que foi feito por sondagem (entrevistas telefónicas) e aí ganhava o D. Afonso Henriques...

Tudo isto para resumir que este porgrama foi uma autêntica palhaçada!

Anónimo disse...

seja pela hora, seja pela estatistica, seja pelos grupos etários que assistiram ao tal programa (nunca vi nenhum), O QUE É FACTO É QUE PREOCUPA! Preocupa, por tudo. Porque os jovens não conhecem a história recente de Portugal (nem a antiga, quanto mais a nova), não se interessam, estão desacreditados dos politicos, do país, de tudo... simplesmente não se interessam. Querem apenas ser diferentes (mas todos iguais), radicias! e este extremismo que este programa propagandiou pode ser muito prejudicial.
Se repararem os partidos de exterma direita estão a ganhar cada vez mais votos na Europa, são constituidos por "putos" radicias, diferentes (mas iguais), robots que fazem tudo o que lhes é incutido e não pensam por eles. Infelizmente, sempre que entro numa escola secundária é isso que eu vejo... já não há o aluno dito "normal". Hà grupos (sempre os houve, mas agora é levado ao extremo, os betos, os dreads, os cromos e dentro desses grupos são todos iguais... não era nada assim na minha altura. Mesmo dentro de um grupo cada um tinha a sua individualidade... e não foi assim à tanto tempo. que andamos a fazer à nossa juventude????? que é deles???... Parece que comecei no assunto e acabei noutro, desculpem-me! :)

wednesday disse...

Não faz mal, também se aplica!

Qualquer dia temos nazismo de novo..... :(