terça-feira, março 20, 2007

"Pancada" por matemática

Bem, quando entre para o IST fui um pouco diferente da maioria das pessoas. Tinha a nota para entrar no que quisesse, mas não sabia o que colocar em primeiro lugar... A minha segunda opção foi Matemática Aplicada e Computação (ainda hoje a minha mãe me diz que devia ter ido para este curso, mas adiante), mas apesar de não ter sido essa a minha formação, o meu PhD tem Matemática para dar e vender, ou não fosse o meu objectivo desenvolver um modelo de programação matemática...

Enfim, hoje li mais uma notícia no Ciência Hoje (leitora habitual), que me deixou extasiada... A Matemática surpreende qualquer um:

"A dimensão e a natureza dos cálculos para decifrar o enigma são da mesma ordem de grandeza do projecto de sequenciação do genoma humano, que contém todas as informações genéticas e cujo tamanho é de pelo menos um gigaocteto (mil milhões de informações).

Para fazer estes cálculos foram usados 60 gigaoctetos, ou seja o equivalente à memória de 45 dias de música contínua guardada num formato MP3, segundos investigadores ligados ao projecto. Escritas em folhas de papel, todas as equações e cálculos usados cobririam uma superfície equivalente a Manhattan."

Notícia completa sobre o grupo de cientistas que decifraram a estrutura matemática E8 aqui. É verdadeiramente fantástico!

2 comentários:

Sou a estrela do mar disse...

Eu, tal como tu, também entrava em tudo o que quisesse, mas entrei para o IST, eu tal como tu também tinha a "pancada pela matemética" e eu tal como tu ainda oiço a a minha mãe dizer "devias ter ido para matemática"... mas não, segui o meu outro sonho... a Quimica! E foi no Anfiteatro QA que te vi pela primiera vez... longe de imaginar que passados 8 anos de Técnico nos iamos tornar amigas e colegas de trabalho na CLC (pelo menos uma vez por semana). A vida tem destas coisas! Acho que se tivessemos ido para MAtemática nunca teriamos conhecido a Farelo, a Quimica orgânica, o pânico do ´projecto e as loucuras da CLC... valeu a pena! Se tivessemos ido para matemática se calhar hoje não eramos amigas... valeu a pena! CONTINUA A VALER A PENA TER TIRADO O CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA NO IST!...

wednesday disse...

Vale sempre a pena... Não me arrependo de ter trocado a minha 1ª opção (para a qual entrei), a Eng. Biológica pela Eng. Química. Se calhar não foi a melhor escolha, mas estou a seguir um caminho que gosto cada vez mais.

O IST preparou-nos para muitos desafios, e nós bem que sabemos disso!

E é verdade, a amizade pode não ter começado durante o curso, éramos apenas colegas, mas agora sem dúvida que veio para ficar! :)