terça-feira, dezembro 11, 2007

Nova Lei do Tabaco

As boas notícias (para mim, não se pode agradar a todos...) é que vou deixar de fumar o fumo dos outros.

O ridículo é que na DGS (Direcção Geral de Saúde), órgão que está por trás de todo este processo de implementação da nova lei, ainda não se definiu onde é que os trabalhadores podem fumar.

O parvo da lei é que o querer ser punho de ferro nesta matéria está escondido na seguinte estratégia: "se quer ter um estabelecimento onde se possa fumar, então tem de instalar um sistema de ventilação para o exterior". E muito poucos querem investir neste tipo de equipamentos. Eram logo ali aos milhares de euros para ter malta a fumar. Se Maomé não vai à montanha...

A lei entra em vigor em Janeiro. Isto ou vai ou racha.

18 comentários:

QqCoisa disse...

Felizmente pra mim tb...! Se ha coisa q eu nao suporto é sair de casa cheirosa e limpinha... ir ao cafe e saiu de lá como um cinzeiro ambulante!... E há muitas pessoas que não têm respeito nem educaçao pelas outras... Já para nao falar quando estou a almoçar/jantar e vem o fumo todo pra mim... enfim!

Principessa disse...

parece que ao fim de muitas Passagens de Ano a prometer, desta vez vou ser obrigado a cumprir e deixo de fumar...

Principessa disse...

* obrigada

Sally disse...

Finalmente!!!

o iluminado disse...

Não fumo mas há um tipo de aroma de fumo proibido que me sabe bem...
:P

Sadeek disse...

Hello "Wed",

Eu não fumo mas já inalei tanta coisa que acho que já nada me faz confusão. De qualquer maneira, e conhecendo este país como conheço, não me parece que isto vá para a frente! O velho problema da fiscalização...

Beijão

Anónimo disse...

mas qual é o dono do café que deixa de receber nao sei quantos malucos da bola ao fim de semana, que vão lá religiosamente para ver o benfica, fumar uns cigarritos com o stress e beber umas jolas?

Mas quem é o RP da disco que vai impedir os fedelhos de 15 anos de fumar umas ganzas e um tabaquito, se são cerca de 75% de quem enche os cofres dos bolsos da "noite"?

tou mesmo a ver que a bela montanha de nome "portugal" vai parir um rato... bem "pucunino"... ao seu melhor estilo...

MiSs Detective disse...

nao seja assim q lhe fica mal :P

Pedro disse...

Não fumo e toda a gente devia não fumar!
Mas acho que os fumadores também têm direitos!
Não sejam fundamentalistas por favor!!!!!!!!!!!!

V. disse...

Esta nova lei vem mesmo a calhar para mim que TENHO MESMO que deixar de fumar. Se da última vez foram 4 meses agora tem que ser muito mais, de preferência para sempre.

Boa sorte para mim :)

Hydrargirum disse...

Eu agradeço esta lei...!!!
Eu não fumo...mas indirectamente estou sempre a snifar o fumo dos outros...

Ora acho mal!

cai de costas disse...

Andam uma vida inteira a fumar de borla e só temos queixas?
Eu pago e bem pelo meu fumo e nunca ouvi nem uma palavra de agradecimento da parte dos que se intitulam de passivos (será que só a fumar?) pelo meu investimento. Para quando a gratidão?

Rusty disse...

Isto tudo não é nada mais do que educação. É proibido é proibido, lei é lei e igual para todos.
Já fui fumar e fumava bem, mas deixei de fumar há 8 anos.
Um dia entrei num café pedi um bolo e devolvi, só sabia a tabaco, um nojo pegado.
Existem pessoas que se possivel fisicamente estavam a comer e a fumar ao mesmo tempo.
Enfim opiniões, eu concordo com a lei e quem quer fumar terá que procurar um lugar para esse efeito.

Rusty:)

Carlota disse...

Eu acho que a notícia é boa para todos!
Quanto aos trabalhadores, fazem como os belgas: fumam na rua! E já vão com sorte porque aí o clima é ameno!

uma parte de mim (p'ai 20%) disse...

Deixei de fumar ha quase um ano. Um dos incentivos foi o facto de a maior parte das pessoas que conheco aqui nao fumarem (tinha sempre que me afastar delas para fumar, o que me fazia sentir um bocado antisocial) e que a proibicao absoluta de se fumar em lugares publicos, mesmo que so tenham uma parede e um tecto, ir entrar em vigor. Ajudou muito pois nao estou constantemente confrontada com o cheiro e o fumo. Sei que se ainda estivesse em Portugal seria muito mais dificil pois e socialmente mais aceite. O facto e que os pubs e restaurantes sao muito mais agradaveis agora.
A unica coisa que me preocupa em Portugal sao os pequenos cafes que vao sofrer as consequencias. Nao tem dinheiro para a ventilacao e os fumadores deixam de la ir. Vai haver muito pequeno comercio a fechar. Isso acho mal...

wednesday disse...

Txxi tanto comentário... Ora deixa cá ver...

Tudo o que se faz no café pode-se fazer sem fumar. É só uma questão de mudar de hábitos. Se noutros países que vivem na era do gelo a coisa se faz, cá também se vai fazer.

Quanto à fiscalização, acho que a ASAE não vai perder a hipótese de arrecadar mais uns trocos:P

Para quem não fuma soa a paraíso, pelo menos para mim, que até fico com dificuldades em respirar.

Para quem fuma, acho que é uma boa dica para pensar em começar a poupar €€ e deixar de fumar. Além de que o estado ganha muito e muito dinheiro com os impostos sobre o tabaco. Acham bem?:P

E vejam ali o comentário do Rusty: COMER UM BOLO A SABER A TABACO?!?!
É do pior...

Desculpem lá a quem fuma, mas eu tou mesmo contente com esta lei!:)

V. disse...

Não peças desculpa: eu também estou!

Como disse lá em cima, TEM mesmo que ser e isto só vem ajudar!

Restelo disse...

No UK já é assim e digo-te que é uma maravilha ir sair para um pub ou uma disco e não ter de afastar o fumo para conseguir ver as pessoas. Ah, como uso lentes, os meus olhos passaram a aguentar-se perfeitamente ao longo da noite em vez de ficarem mais secos que um bacalhau!