segunda-feira, janeiro 21, 2008

As origens

Das coisas cómicas que tenho vivido estando em Lisboa desde os 18 anos é o "choque" de culturas entre regiões. Várias são as palvaras que proferi, inocentemente e, das duas uma, ou ficavam a olhar para mim sem saber o significado ou brincavam aqui com a alentejana.

Portanto neste momento já não ficam escandalizados se eu disser que adoro mioleira de tortulhos. Ou mesmo se pendurar o casaco na cruzeta. De sopa quero só dois caços. Os gaiatos andam lá fora na brincadeira e se for à padaria queria uma carcaça de meio quilo. A boleima é deliciosa. Bem, se me lembrar de mais, cá as indicarei. Para boa referência podem sempre adquirir o dicionário Lagóia.

12 comentários:

Ele há horas assim... disse...

E esse dialecto é do Alto ou do Baixo Alentejo???

Sadeek disse...

Ê cá na entendi grande coisaaaa....

BEIJOS

Feiticeira disse...

Eu adoro Boleima! E não é para me gabar mas sei fazê-la muito bem!

E já agora, sabes o que são sopas de sarapatelo?

Pedro disse...

Uma açorda alentejana é óptimo, também já andei aos tortulhos e percorri montes lá para os lados do gavião, o queijo de alpalhão é de cair.
Sopas de sarapatelo,são feitas com o sangue do porco cozido ao qual se junta fatias de pão, rodelas de laranja e regado no fim com caldo, há quem aprecie, eu perfiro as migas, a sopa de cação, enfim.......

wednesday disse...

Portalegre!:)

Eu não chamo sopa de sarapatel, mas sim sopas de sangue. Na minha família apenas se fazem com o sangue do borrego (e não de porco Pedro), sendo típicas da Páscoa, com pão e rodelas de laranja.

Migas de Pão são uma perdição, alguém é servido? A sopa de cação (allhada) é óptima, ainda no Natal comi uma...

Gi disse...

E os belos dos riçoles (ou rissoles), não sei bem como se escreve ... sabes o que são? Uhmmm!
A minnha sogra é de Borba.

Pedro disse...

" porco Pedro" acho que não havia necessidade, pois nunca, acho, demonstrei falta de asseio aqui ou noutro blogue!LOL
Também é bom migas de espargos, mas perfiro as outras!

wednesday disse...

LOL

As minhas maiores e mais sinceras desculpas;)

Pedro disse...

Aceito uma vez que acredito ter a vírgula, sido esquecida na lembrança do passado alentejano recente e também por partilhar de origens alentejanas.
Já pensou que se o seu nome fosse Friday poderia ter origem numa ilha das caraíbas perdendo toda a gastronomia referida!LOL
Assim wednesday só dá para ser alentejana mesmo!LOL

Eumesma disse...

Lol. mas olha que agora senti-me ignorante e sou filha de dois alentejanos, (sei que boleima é um doce, e conheço bem a palavra "gaiatos", mas fora isso...) o que prova que mesmo entre o Alto e o baixo alentejo há grandes diferenças. Os meus pais, são de perto de Évora, portanto Alto tb, ma esxistem ainda assim diferenças entre a linguagem, como aqui bem o provaste. :-)

P.S. Obg pela forçinha, lá no meu cantito.

Bjs

Anónimo disse...

Bom na minha terra (Ribatejo) e mais 'cachopa' 'papo seco' etc. Giro ver as diferencas regionais :)

Anónimo disse...

Adoro uma tortulhada! E o resto tb me é familiar... sou a unica ribatejana, é tudo do distrito de Portalegre (Marvão mais precisamente!)
Beijinho