quinta-feira, janeiro 17, 2008

O Reverso da Medalha

Por várias situações já ocorreu neste País dizer-se que se vai adoptar o sistema de um outro país para uma área onde, usualmente, somos inferiores ou estamos atrasados relativamente à média Europeia. Países como a Finlândia ou a Alemanha já foram falados e talvez outros que agora não me recordo. De facto, acontece que o comodismo e a pressa da civilização dão em prazos para ontem e em tendências em copiar os bons. Esquecem-se é que ao copiar estão a ignorar o povo português, a nossa cultura, língua, costumes, tempo, tradições e toda a máquina que é a nossa constituição e as nossas leis. Coisas coladas a cuspo têm tendência a quebrar rapidamente. E além disso, têm tendências a ter falhas que dão na irremediável corrupção. É sempre fácil dar a volta e se há países que são paraísos fiscais, nós somos o paraíso da corrupção, mesmo que de forma simples, uma corrupçãozinha mais outra e outra começa a ser demais. Estamos fartos de leis que revogam leis, que substituem leis, que vêm cobrir buracos de leis, que afinal são apenas lavar de mãos do governo.

Veja-se o exemplo recente da alteração do IVA para os ginásios. Ainda ninguém me disse que a sua factura tenha baixado. Isto porque o IVA pode baixar, mas as taxas disto e daquilo podem aparecer. Afinal nós pagamos o mesmo, os donos têm mais lucros e o governo ainda vem dizer a boa voz no Telejornal que fez o que podia e se os donos encontram formas de dar a volta à questão, basicamente e com palavras caras para meia dúzia de bons entendedores, a culpa não é deles.

Basicamente estou farta de tentarmos ser o espelho de alguém ou alguma coisa, quando basicamente um espelho reflecte O CONTRÁRIO. Estou farta de termos um país com óptimos recursos e localização, com potencial e o deixemos quase ao abandono. Estou farta de o chico-espertismo ser um cultura que não nos larga e estou farta de este país não acreditar na juventude que tem.

Estou farta e espero que algum dia, não sei quando nem como, o rumo seja encontrado, pois navegar há mais de 500 anos por águas que fomos deixando de conhecer, deixou-nos às avessas com o progresso. Já estamos na época dos aviões, caso ninguém tenha reparado.

8 comentários:

Ana disse...

Falei sobre o IUC também no meu blog, era suposto pagar-se mais de imposto de circulação porque o IA ia baixar, mas curiosamente o preço dos carros aumentou e o imposto também. E nós??? Nós continuamos a pagar e pagar impostos, num país onde o ordenado mínimo não chega aos 500.€

Sadeek disse...

Pois....isto a mim também me revolta, sabes?! O Chico-espertismo realmente....

Na teoria resulta tudo e depois...basta falarmos na liberalização do preço dos combustiveis e a lei da concorrência e não sei quê...

E depois acusam-me de ser anti-nacionalista. Não o posso ser. Não defendo o que está mal (não sou advogado)!

MER#$ PARA ISTO.

BEIJO

MiSs Detective disse...

BEM!!!!!!!!! DESTE-LHE MUITO BEM!!! :)

Pedro disse...

Não foi por acaso, mas já reparei, nos aviões e também no chico-espertismo que grande parte dos portugas têm, não respeitando o próximo.

wednesday disse...

Eu só me pergunto, já é difícil acreditar no nosso país e o que é que os governantes têm feito relativamente a isso? Parece-me que pouco ou nada...

QqCoisa disse...

Aplaudo de pé amiga... Eu tb fico mesmo revoltada com tudo isto... só sabem tirar... tirar... tirar... Não sei sinceramente onde isto vai parar...

Proud Bookaholic Girl disse...

Acho que a maior parte das pessoas estão fartas. É ver tudo a aumentar menos o ordenado e grande parte da comunicação social a falar TODOS OS DIAS sobre a lei do tabaco. Já não há pachorra.

Bom texto, Wed.

Beijinhos

Anónimo disse...

Tenho que mandar uma carta ao sr sócrates a pedir um novo cinto... é que este que eu tenho já não tem mais buracos disponiveis para apertar... será que ele me vai cobrar 21% de IVA no novo cinto? Será que faz uns saldos com descontos de 50%? E virá em cor castanha clara?