quinta-feira, maio 31, 2007

Happy Planet Index


Uma das coisas que os congressos têm boas é que há sempre as palestras dos VIP das áreas. E como se podem dar ao luxo de falar de tudo e qualquer coisa e além disso já cá andam há muito tempo e apesar do cunho cómico da coisa, a razão e a ciência estão lá. Aqui vos deixo um site muito giro, o Happy Planet Index.

Acho que me vou mudar para a Costa Rica... Finalmente alguém que vem dizer que afinal os países mais felizes para se viver não são os mais desenvolvidos. Portugal está em 136ºlugar e mesmo assim está à frente dos EUA:P

Sem dúvida, a ver... E para pensar!

6 comentários:

Bruno Afonso disse...

com duas semanas de ferias e uma cultura de workaholism alguem consegue ser feliz? :-)

Proud Bookaholic Girl disse...

Excelente dica! Impressionante o lugar da Alemanha por exemplo!
Bom fim de semana! ;)

Sergio disse...

Wednesday:
Dada a fórmula com que eles calculam esse índice, para os EUA estarem bem classificados, com a sua gigantesca pegada ecológica, teriam que ter cocktails de prozac e cannabis a ser administrados intra-venosamente 24h por dia. A impressão com que fiquei em San Francisco é que as pessoas, em geral, viviam muito mais felizes que cá e não vejo comparação possível entre as qualidades de vida relativas. Quanto ao resto do país, não me posso pronunciar. Paradoxalmente, o índice em alguns países super pobres será elevadíssimo porque, obviamente, não há sequer dinheiro para poluir.
A quantidade de países em guerra civil ou situação precária nos primeiros 20 é quase absurda! Mas OK, Caraíbas são Caraíbas :)

Anónimo disse...

Eu a sair de Portugal para viver definitivamente, ia para a Austrália...

Ou então para a Alemanha ou Holanda!

São países que me agradam muito! Com ou sem happy thoughts!

V. disse...

Nem me imagono sair deste meu jardim à beira-mar plantado... acredito (será utupia?) que não só é difícil em todo o lado como se quisermos podemos se felizes em qualquer lado. A felicidade tem que sair de nós para o mundo e não entrar do mundo para nós :)

wednesday disse...

Eu acho que a parte mais interessante deste site é a identificação dos assuntos que mais vão preocupar o mundo nos próximos anos. E nisso sim é que temos de nos concentrar. E pode ser que as coisas comecem a equilibrar-se ou então a coisa vai cada vez mais correr mal.

thunderlady, eu também gosto muito do nosso país e mesmo com muitos defeitos, também tem imensas qualidades e sendo o nosso canto, temos de lutar por ele. Se calhar é por isso que não fiquei na Alemanha depois do estágio, porque podia ter ficado.

sergio, não posso dizer que sim ou que não sobre São Francisco, nunca estive nos States. Mas compreendo o que dizes e concordo.

E claro, podemos ser felizes praticamente em qualquer lado... :)