terça-feira, novembro 06, 2007

Materialismos

Hoje fui a uma loja conhecida de bens para o lar, ou, melhor dizendo, bugigangas. Além de já estar atulhada de coisas de Natal e ainda na rua ainda ser quase Verão, andei a ver tudo porque tinha umas coisitas a comprar e concluí que:

- é tudo Made in China
- o que significa que mesmo não sendo apologista das lojas dos chineses é tudo a mesma coisa e ainda mais caro, devido à margem de lucro
- são tudo tralhas para encher a casa
- a maioria das vezes não tem grande utilidade ou estraga-se com facilidade

Sinceramente estou a chegar ao ponto de saturação de "TER DE" comprar prendas para tudo e mais alguma coisa, da nossa sociedade portuguesa extremamente consumista e de aparências. Ainda para mais quando vivemos numa época em que os bens materiais são fast usage e fast trend, não há economias que aguentem a renovação exigida e à velocidade exigida.

8 comentários:

Carlota disse...

Eu já ultrapassei esse ponto de saturação. Infelizmente, não consigo mudar o mundo sozinha e quando sugiro que se altere o estado das coisas, há sempre alguém que fica a olhar-me de lado... :S

João Villalobos disse...

Então, então...É ainda um pouco cedo para stress natalício :)

wednesday disse...

Não vejo que seja cedo... É a altura ideal, menos ocnfusão, mais escolha e provavelmente com preços mais simpáticos.

V. disse...

Faz as tuas prendas, como eu. Vai ser a segunda vez que faço isso. Quando tiver a minha primeira preparada mostro-te :)

Quanto ao "chinês", já andei a tentar "convencer" algumas pessoas a comprarem o que é nosso, mas é difícil.... as pessoas não se ocnvencem que se querem que a nossa economia melhore se calhar devemos contribuir mais actrivamente para isso e não só pasiva,mente (como nos impostos).

Tento sempre comprar coisas feitas em Portugal, UE e só depois de outras origens. Mas não é fácil porque os preços são uma tentação e a oferta também é menor. Enfim, acredito que devagar lá chegaremos :)

SAM disse...

A decoração de minha casa é minimalista ( é uma maneira fina de dizer que não há lá népias )...Um plasma em cima de uma caixa de plastico ( o termo técnico é grade de refrigerantes ) um sofá ( confortavel ) os livros e as revistas pornograficas estão espalhadas e empilhadas por tudo quanto é canto ( incluindo a cozinha ) uma mêsa de camping na sala com um portatil...o meu quarto é a 'parte mais luxuosa da casa porque tem um tapete!!

para mais detalhes o meu post de 08 de Março 2007

beijo!

ps POOORTO !

CAP CRÉUS disse...

Estou contigo!
Sempre qie chega o Natal começo a ficar cheio de problemas, porque não me apetece ir atrás da onda consumista e ter de comprar porque...
Mas acho que poucas pessoas me entendem. Já dei a ideia de que prefiro, juntar os amigos todos e fazer uma jantarada nesta época. Estamos todos juntos e não comprámos tralha para a casa uns dos outros!

wednesday disse...

thunderlady, eu também queria, mas não estou com tempo sequer para pensar nelas, quanto mais fazer. Mas a minha ideia é oferecer algo que se consuma ou que permita às pessoas decidir o que fazer com a prenda.

sam, estou a ver que o €€ vai todo para acompanhar o FêCêPê... E pronto, estão de parabéns, se bem que ainda houve uns tremeliques, houve houve... Já o Benfas está quase sempre quase a marcar golo, mas quem marca é quem ganha, não é verdade? O Camacho deve andar mesmo mal da cabeça, a tirar o RCosta e o V«Cardozo?!? A meter o NGOmes a jogar com o "Burgesso"?

cap créus, eu espero que em breve haja mais gente assim como nós porque pode ser que esta veia consumista deste país comece a diminuir...

Proud Bookaholic Girl disse...

Já há dois anos que escolho outro tipo de prendas, é tudo corrido a livros e cds. Às vezes, série de tv se não for só eu a comparticipar. ;) Mas eu também só ofereço algo à minha família, os amigos normalmente ficam-se por uma jantarada em conjunto. ;)
Bjokas