segunda-feira, abril 23, 2007

Sacos de Plástico

Dão jeito não dão?
Mas sabiam que por ano os supermercados dão 2 000 toneladas, sim, leram bem, 2 000 toneladas de sacos de plástico aos seus clientes. Ora provavelmente a maioria ainda não será reciclado devidamente, talvez muito por culpa do grau de civilização em cidadania que por cá teima em crescer.
Finalmente começa-se a ver o pagar um preço simbólico pelos sacos, mas pelo que eu vejo a maioria das pessoas paga e pronto, não se preocupando muito com o porquê. A meu ver, não é só impor e pronto, há que alertar.
Mas depois é muito fácil ouvir que se estivéssemos na Alemanha ou na Suiça ou afins, que nada era assim. E não é, mas tudo tem de partir das pessoas, da cultura das massas.
Uma das coisas que trouxe da Alemanha do meu Erasmus foi o saco de pano que comprei no supermercado, pois lá é só que se usa. E agora vou com ele ao Pingo Doce do meu prédio às compras. Às vezes pensamos que não é por eu levar um saco de plástico que o cântaro vai à fonte, mas se pensarmos neste valor das 2 000 toneladas, se calhar a coisa já pia de outra forma.

Tentem arranjar alternativas, também o esforço não é nenhum!

7 comentários:

Anónimo disse...

Cá em casa não se compram sacos de plástico e os que são dados são usados apenas pró lixo, que é devidamente separado e reciclado!

Ou seja, apesar de reconhecer que possivelmente há falhas no nosso processo, não conheço melhor forma e acho complicado implantar-se essas novas medidas! Pelo menos cá em casa...

Beijinhos

wednesday disse...

Pois, mas vale a pena tentar. Se já tens cuidado na parte final da utilização dos sacos, já não é mau!

Sacos de pano para as compras e sacos próprios para o lixo, já é uma boa medida...

V. disse...

Fizeste-me lembrar a prenda de Natal que o meu marido me deu em 2002. Um contentor próprio para separação de resíduos. Muito à frente,não é?

Isso de pagar os sacos: não vai ser por causa dessa medida que o desperdício vai dimunuir. É uma questão de mentalidade e normalmente quem não está educado para as políticas ambientais são precisamente aqueles cujo dinheiro compra tudo. Seria bom se comprasse educação ambiental, mas isso não vai acontecer. Por isso o que vai acontecer é que aqueles que já praticam a política de protecção do ambiente vão ser penalizados face àqueles que se estão nas tintas e mandam vir mais que até nem "faz mossa" na carteira.

Anónimo disse...

Nem de proposito... tenho sempre na mala um saco proprio dobradinho para quando vou as compras trazer as minhas coisitas. Faz-me imensa confusao o quanto as pessoas nao reflectem no impacto que tem estas pequenas escolhas. Gestos tao simples que a uma escala global fazem tanta diferenca!

Anónimo disse...

Mas olha que agora os hipermercados, o continente por exemplo, estão a investir em sacos amigos do ambiente.

É mesmo uma questão de educação.

Eu uso sacos de plástico indiscriminadamente... :(


E nunca tinha pensado nisso.

wednesday disse...

Mas se formos dando a dica uns aos outros, pode ser que a coisa mude. É que são coisas mesmo simples e que uma ou duas semanas a habituar-se não custam nada!

É que os sacos de plástico (e plásticos em geral) levam até centenas de anos a decompor-se... Pensem nisto!

Já começam a aparecer situações a facilitar a vida das pessoas, mas há gente que não tem o mínimo de vergonha mesmo. No meu prédio por exemplo, na casa do lixo já há ecoponto amarelo e azul. Mas vejo lá com cada atrocidade que até me passo: custa muito levar o papel num saco de plástico e separar logo? Caixas de pizza não são passíveis de ir para o papelão, porque têm GORDURA! Qualquer embalagem que fica suja do seu conteúdo só deve ir LAVADA para o ecoponto, desde shampôos, gel de banho, detergentes (estes especialmente), iogurtes, LEITE, e por aí fora... E eu que pensava que morava num sítio com algum nível, às vezes são os piores!

N.M disse...

Plenamente de acordo,as pessoas nem ligam nem querem ligar ao porquê de comprarem os sacos.Existe uma falta de consciência por parte da maioria das pessoas em relação às questões relacionadas com o ambiente, não deixa de ser alarmante!!