quarta-feira, outubro 03, 2007

Sugestões para o fim de semana grande


Eu sei que a maioria da população vive à beira mar plantada... Mas o interior tem tantas coisas bonitas para ver. E claro, está aqui a je a puxar a brasa à sua sardinha:




E por isso este ano realiza-se a segunda edição do festival islâmico na vila mais bonita de Portugal: Marvão. Estive lá o ano passado e gostei bastante. Primeiro o cenário de Marvão que me deslumbra sempre, mesmo conhecendo desde pequena e podendo ver Marvão da janela de casa dos meus pais. No alto do monte, ali tão fronteiriça, Marvão ainda vive num ambiente meio medieval, menos "turistificada" que Óbidos, por exemplo, também sofrendo um pouco de envelhecimento contagiado pelo interior do país. Depois o festival é tem um pouco de encenação de rua, com animais, música, tendas, comida em mesas e bancos de madeira, pessoas vestidas a rigor, exposições, artesanato. Muito bom mesmo.

O que mais me encanta em Marvão é estar a jantar cá em baixo, num dos muitos restaurantes na Portagem, na esplanada, ao anoitecer e ver gradualmente as luzes acenderem, o céu escurecer e entrar num sonho em que temos ali um castelo centenário, no ar, a adornar a nossa refeição. Imperdível.

E só para ficarem cheios de vontade, aqui ficam mais algumas imagens deste canto do nosso Portugal.



10 comentários:

deep disse...

a luz que vem paralela rasando o olhar solto no horizonte...e a paz que afaga o cabelo...

um abraço

V. disse...

Marvão é um dos meus futuros destinos :)

Nunca tinha foi ouvido falar dessa feira. Realiza-se todos os anos por esta altura? Este ano não vou poder ir, mas quiçá, no futuro...

Eumesma disse...

Linda, esta vila...

Já lá estive varias vezes e confirmo que é das mais bonitas de Portugal, uma boa sugestão...
Tenho fotos mto identicas a essa, e pricipalemnte a vista quese tem da portagem lá para cima é fenomenal, parece mesmo um promontório suspenso...:-)
Por acaso qd lá jantei mesmo no centro e não vim cá abaixo, ao que dizem ao melhor restaurante da zona...
Se tens casa lá , então és uma priveligeada...:-)
E sim, em termos de turismo nada tem a ver com Óbidos...

Desconhecia era esse festival islâmico, deve ser bem giro nese cenário...

Bjs

wednesday disse...

Este festival penso que é apenas a 2ª edição, mas é muito giro. O que é tradicional em Marvão é a Festa da Castanha em Novembro. Já foi melhor, quando as castanhas eram à borliu, mas continua a ser o grande evento. Ouvi dizer é que este ano é no mesmo fim de semana que o chocolate em Óbidos:(

eumesma: casa lá dentro não tenho, fica a uns km, mas tem vista para Marvão;)

AJO disse...

Fiquei repleta de vontade de ir até lá. Lindas as fotos... depertam qualquer um.

winkle disse...

proposta tentadora..
um dia destes tenho de ir até lá...

;)

cai de costas disse...

Obrigado.

Salamandra Pintarolas disse...

hmmm... até me arrepiei com a descrição.
Já fui a Marvão várias vezes, nunca à noite e nunca ao Festival Islâmico! Parece-me muito bem!

Anónimo disse...

Ó Sô Dona quarta-feira... adorei este post e adoro o Marvão... é um excelente sitio para se ir nesta altura das castanhas (ou em qualquer altura) e tem cá em baixo (numa vila de que não me recordo o nome, mas que tem umas piscinas perto da estrada) um restaurante onde se come que é uma delícia!

Muito bom gosto, Sô Dona, muito bom gosto! (não seria de esperar outra coisa, claro!)

wednesday disse...

Bilhas, a aldeia (e não vila) chama-se Portagem, e tem vários restaurantes bons.

Claro que é bom gosto e também bairrismo, claro.

Para quem não conhece ou diz que tem que ir, vão mesmo, não se vão arrepender. Mas vão com tempo, adoptem a calma alentejana. ;)