sexta-feira, outubro 12, 2007

Notícias de 6ªfeira

Cada vez mais me desligo dos boletins noticiosos. Não preciso dispender tempo em muitas explicações porque todos sabemos do decréscimo de qualidade que têm vindo a ter, bem como de rigor, extensão, repetitividade, por aí fora. Na minha casa esses horários noticiosos são muito melhor empregues noutras actividades. Mas não vivendo eu sem notícias (pelo contrário), gosto muito de comprar o jornal de vez em quando e claro, todos os dias estou colada à internet a actualizar-me.

Tudo isto porque hoje saíram duas notícias de peso.

Ora a primeira vem informar-nos que "Nova Igreja de Fátima abriu com milhares de pessoas à espera de entrar". Tudo bem, cada um apoia o que quiser, mas para mim continua a ser contraditório que se tenham gasto milhões nesta obra, quando já havia uma e quando o país está com uma economia frágil. As pessoas com dívidas, a vida muito difícil, cada vez mais pobres e pessoas no limiar da pobreza e a Igreja que até devia ser pioneira na ajuda a estas pessoas ergue um monumento megalómano... À semelhança dos estádios para o Euro.

A segunda notícia é sobre a atribuição do Prémio Nobel da Paz: "Nobel da Paz para Al Gore e Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas".
Primeiro para mim não tem muita lógica, mesmo lendo a explicação, sobre a ligação entre a missão do Al Gore e a Paz. Mas tudo bem. No entanto o que me preocupa mais é que este prémio tenha sido atribuído a quem só fala para ricos, ganha dinheiro à custa de um problema mundial e ainda viaja de jacto particular, tendo por isso um factor de poluição pessoal extremamente elevado. Eu não vi o documentário dele. Sei que reflecte sem dúvida uma preocupação que é de todos e que eu tento lembrar-me todos os dias. Mas sinceramente não gosto de hipocrisia nem de actos que de muito só têm o dito "fogo de vista". E para mim, este é um exemplo que devemos, cada um individualmente, julgar.

3 comentários:

V. disse...

Subscrevo integralmente.

medusa disse...

Concordo...isto anda tudo maluco ou o ca*****

R disse...

Partilho da tua opinião. Quanto À Basílica o dinheiro gasto resolveria alguns problemas sociais, quanto a Al Gore saiu-lhe a sorte grande na sua grande jogada de marketing. Quando esteve na Administração Clinton não fez nada por aí além para preservar o ambiente. E há tanta gente com valor pelo mundo fora a defender o ambiente (muitas vezes com riscos pessoais). Se o objectivo era colocar a questão ambiental na agenda, porque não entregá-lo, por exemplo, à Greenpeace?