quinta-feira, outubro 11, 2007

Traumas de Infância

Andava eu na Escola e orgulhava-me de nunca (pronto, quase nunca) dar erros nos ditados. Era o orgulho lá em casa:

- Hoje fiz um ditado e dei 0 erros!

Até que um dia escrevia-se sobre um acontecimento qualquer e em vez de escrever "houve um momento em que..." escrevi "ouve um momento em que...".

ERRO! ERRO!!! ERRRRROOOOOOOOO!!!

Fiquei tão triste que em vez de escrever o erro 5 ou 10 vezes como a professora Conceição mandava, escrevi aí umas 200 vezes. E hoje em dia sempre me lembro de pensar duas vezes quando chega estas palavras homófonas (as coisas que eu ainda me lembro...) lembro-me do trauma e penso "Nunca mais vou errar nestas palavras". Palavra de miúda de escola primária.

Portanto thunderlady, este meu reparo e brincadeira é ainda reminiscências deste meu trauma:P

(Nota: já agora, palavras homófonas são aquelas que têm uma pronúncia igual mas têm significados diferentes. Podem haver ainda as que são iguais na escrita, o que já não é o caso destas.)

7 comentários:

Ana disse...

Parece que sabes mais que um miudo de 10 anos!!

V. disse...

Não levei a mal, moça. Na realidade estava cansada e, pior que cansada (quendo dei o erro) estava chateada porque não gosto do meu "sushi" de ontem, mas sinceramente não me saiu mais nada. Bem que tentei mas o que me aconteceu ontem foi inédito (e estranho de explicar por aqui). Estava chateada e cansada e frustrada e enganei-me.

Há alguns erros cróncos que eu dou. No outro dia a Rita apanhou-me num: o "diccionário". Não sei porque apanhei esse vício, mas sempre errei a escrever esta palavra. Isso e em vez de escrever "ao" escrever "ão" (à mão). Na escola estive uma manhã inteira a escrever "ao", e a dada altura já tinha voltado ao "ão"...

Mas olha, o meu "Também tenho desculpa, ou não?" não foi de todo melindrado :)

Bjokas

E boa parilha da tua infância, esta.

wednesday disse...

Obrigada por teres gostado thunderlady;)

Isto foi tudo brincadeira, eu sei o que é estar cansado e as coisas não nos saírem bem ou com sentido...

Mas acabou por ser engraçado coincidir com as palavras que me marcaram desde a primária... Eheh. Deu para recordar!

MiSs Detective disse...

humpff ainda no outor doa no msn! erros muitos erros lolol

Principessa disse...

Homofonas, homonimas e homografas. Sempre gostei destas palavras ;)

wednesday disse...

miss, lol :P

Isto não sou a gozar com vocês, são só traumas! Têm de me dar o desconto:P

principessa, eu também. E na altura sabia a gramática muito a fundo... Hoje em dia já não tanto, mas ainda estou com boa forma.

Nani disse...

O meu trauma de infancia foi ter levado uma reguada depois de dizer que os bovinos estavam em Lisboa ... ainda hoje não percebi o erro! Continuo sem saber onde estão, mas se não estão em Lisboa não devem estar longe! :P