terça-feira, outubro 16, 2007

Vergonha

Para quem não sabe, ou seja a maioria, a ABIC é a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica. O link está aqui ao lado se quiserem mais informações. O que se passa é muito grave, ora senão leiam na íntegra o e-mail que recebi pela mailing list:

"Caro Colega

venho dar-vos alguma informação actualizada, no seguimento das tentativas no semestre passado de sermos recebidos pela tutela para apresentar e discutir a proposta da ABIC para alteração dos estatudos dos bolseiros ( PAEBI - http://bolseiros.org/pdfs/PAEBI.pdf ), processo que culiminou com a concentração de bolseiros frente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), em Julho.

No decurso da concentração, uma delegação da ABIC foi recebida pelo Chefe de Gabinete do Ministro, a quem reiteramos a necessidade de sermos recebidos pela tutela, e deixámos claro que encontros entre a tutela e o Painel Consultivo (constituido por dois docentes e um bolseiro) não substituem reuniões directas entre a ABIC e a FCT ou o MCTES.

O Painel Consultivo deverá reunir no final deste mês (Outubro) para discutir a sua proposta de princípios orientadores de um processo de revisão do Estatuto de Bolseiro, tarefa que lhe foi solicitada pela tutela. O representante dos bolseiros, Francisco Curado, irá apresentar um proposta em linha com os princípios da PAEBI. Mas a ABIC ainda não foi recebida pela tutela. Irá seguir esta semana novo pedido, embora seja claro que há uma tendência para ignorar os bolseiros e a ABIC.

Por exemplo, a semana passada decorreu a Conferência de Alto Nível sobre o Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa, no âmbito da presidência portuguesa, iniciativa para a qual a ABIC não foi formalmente convidada a participar - contrariamente ao que sucede em reuniões semelhantes durante a presidência noutros países da UE com associações congéneres da ABIC. Tal demonstra infelizmente a falta de reconhecimento do papel dos jovens técnicos e investigadores científicos e da importância de incluir as suas opiniões e perspectiva. Neste encontro, o Ministro anunciou a «ambição» de aumentar em 5% o fluxo de entrada na Europa de cientistas e estudantes de todo o mundo durante a próxima década."

Isto é uma vergonha... Políticas de convencer o taxista que o vão ser dados benefícios aos trabalhadores de uma fábrica têxtil, ou seja, para inglês ver.

É uma vergonha que se venham discutir estas situações, prometer mundos e fundos, quando os principais envolvidos nem são convidados. Nós que andamos a defender melhores condições para o nosso trabalho e temos de ouvir isto. E querem atrair mais o número de cientistas, atraíndo de outro países quando os que cá estão são tratados como uns coitadinhos? É vergonhoso que às vezes nem dinheiro para imprimir um poster se tem, quanto mais para ir ao congresso. Andamos à luta por bolsas míseras, quando nos outros países recebm o dobro ou mais, muitos com contratos de trabalho em vez da bolsa que dá um carácter de nem sei quê...

Não sei quem é que ainda se ilude com estas notícias, mas garanto-vos que sou sócia da ABIC e participo no que posso e o panorama é muito diferente: desinteresse, abuso dos estatutos de bolseiro. dificuldades financeiras e de motivação... E fico-me por aqui, senão nunca mais acabava.

9 comentários:

Anónimo disse...

E realmente muito triste. Por isso e que emigrei. Aqui tenho uma bolsa decente com condicoes de trabalho decentes, etc. (so as pessoas e que deixam um bocadinho a desejar) Queria voltar para Portugal mas por este andar...

Proud Bookaholic Girl disse...

É mesmo uma vergonha... Em todos os sentidos! :S:S

Rafeiro Perfumado disse...

Ainda te admiras com este tipo de atitudes? No dia em que eu vir uma medida que beneficie alguém que verdadeiramente necessite, aí sim, ficarei de cara espantada...

eskisito disse...

Tou com o Rafeiro. Se algum dia os que realmente precisam receberem...eu fico rico.
Beijos

Restelo disse...

Realmente depois admiram-se com o facto de existirem grandes investigadores no estrangeiro porque não há nenhum em Portugal. Fica tudo: "O quê? Mas há bons cientistas Portugueses? É que cá na terra não há investigação?!" Com condições destas e com a facil mobilidade que a UE nos dá, mais vale ir para fora.

wednesday disse...

Só para ser sucinta, ganhamos (alunos de doutoramento) quase tanto como uma empregada doméstica (não descurando esta profissão) e estamos piores no que respeita ao resto: não temos direito a segurança social, subsídio de desemprego, férias ou 13º mês. Não pagamos impostos o que é uma merda no que respeita a comprar casa e a muitas outras coisas...

CAP CRÉUS disse...

Olha, eu sou bolseiro, trabalho directamente com I&D, e fundos comunitários e também não fui convidado...aliás aqui dentro ninguém foi...
Que te posso dizer mais?

pensamentosametro disse...

30 anos depois, todos os motivos que me viraram na direcção oposta a uma carreira na área da investigação, não só se mantêm como se agravaram, país da "treta", mas o mais revoltante é que a culpa é nossa que permitimos, que damos margem aos "cromos" que sucessivamente nos têm, em nome da democracia, tão bem "desgovernado"

Tita

Anónimo disse...

Eu confesso que já nada me admira, principalmente nas questões do financiamento da investigação científica.